INF.: 240/ADM/JUL/2020 – FORNECIMENTO DE ÁGUA DURANTE A SECA: PERÍODO DE ATENÇÃO JÁ COMEÇOU

INF.: 239/ADM/JUL/2020 – PERGUNTAS E RESPOSTAS – PARTE 3: ALTERAÇÕES DO PROJETO E IMPACTOS FINANCEIROS
02/07/2020
INF.: 241/ADM/JUL/2020 – PERGUNTAS E RESPOSTAS – PARTE 4: ALTERAÇÕES DO PROJETO E IMPACTOS FINANCEIROS
03/07/2020

INF.: 240/ADM/JUL/2020 – FORNECIMENTO DE ÁGUA DURANTE A SECA: PERÍODO DE ATENÇÃO JÁ COMEÇOU

Estamos há algumas semanas sem chuvas, e a capacidade de abastecimento de água, a partir dos poços, está caindo, ao mesmo tempoem que o consumo das residências está aumentando, já que a poeira torna necessárias mais lavagens de roupas e da casa. Infelizmente, no caso da quadra 1, já começa a faltar água, já que as caixas do condomínio estão esvaziando, nos horários de maior consumo.

 

Esta situação é, todos os anos, um sinal de alerta de que é preciso iniciar ações de racionamento, para preservar poços, bombas, e garantir que todas as residências, mesmo aquelas em pontos de menor pressão, possam ser abastecidas. Essas providências precisam ser tomadas, tão logo os poços comecem a ter dificuldades de suprir o consumo, e é por isso que iniciaremos medidas de racionamento, já a partir desta segunda-feira, 06 de julho, conforme o calendário abaixo:

 

 

 

Infelizmente, este desabastecimento no período de estiagem é uma característica de toda a nossa região, mesmo onde a Caesb é a responsável pelo fornecimento. Estamos trabalhando para a obtenção de novas outorgas e para o redimensionamento da rede de distribuição, mas estas são ações ainda em andamento, para um futuro próximo. No momento, é preciso reforçar medidas de economia  de água, e também, medidas preventivas, como a instalação de caixas d’agua melhor dimensionadas para o consumo e a mudança de alguns hábitos. Algumas residências adotaram o uso de caixas no chão, enterradas ou sobre o solo, alimentando as caixas suspensas,usando uma bomba, que pode ser comandada automaticamente, por meio de bóias elétricas. É uma forma econômica de aumentar o volume armazenado, visto que nem sempre há uma estrutura capaz de suportar uma caixa maior do que 500 ou 1000 litros.

 

Caixa de polietileno no piso, com bomba submersa instalada. É possível, também, utilizar bombas periféricas, que são mais silenciosas, mas exigem maiores cuidados.

 

SUA CAIXA D’ÁGUA É SUFICIENTE?

Segundo as normas brasileiras para edificações, um reservatório deve conseguir suprir todo o consumo da residência por, no mínimo, 24 horas, se não houver abastecimento público, durante este período. Estima-se uma média de 200 litros por pessoa, por dia, em uma residência ou apartamento, o que significaria, no caso de uma casa com três pessoas, um mínimo de 600 litros. Ter uma reserva acima deste mínimo é sempre importante, e garantirá que, mesmo durante o racionamento, suas torneiras não sequem!

 

REUTILIZE!

Os maiores vilões do consumo das residências são a máquina de lavar, que pode gastar até 200 litros de água, para um ciclo completo, os chuveiros e as regas de plantas. Uma das melhores maneiras de reduzir este gasto é direcionar a saída da sua máquina para um tonel (um tonel que tenha tampa, pois é preciso manter os cuidados em relação à dengue!). Se suas roupas não estiverem muito sujas, esta água poderá ser utilizada na próxima lavagem, economizando também o seu sabão em pó. Basta encher parcialmente o cesto, usando um balde, e deixar que a máquina complete o nível sozinha, ao iniciar a lavagem.

 

Esta água também poderá ter outros usos na limpeza interna das residências, na limpeza externa, como garagens e calçadas, e também pode ser usada para molhar a grama ou as plantas. Neste site, há algumas dicas para o reuso: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/reutilizando-agua-maquina/

 

PROBLEMAS? FALE COM O SUPERVISOR!

É muito comum, neste período, que as tubulações se encham de ar. Isto significará que, ao restabelecer o fornecimento, a água leve algum tempo até chegar à sua residência. E pode ser que, nos primeiros momentos, a pressão na tubulação seja insuficiente, para encher a sua caixa. São situações que exigem um pouco de paciência de todos. O processo de liberação do fornecimento é manual, e pode acontecer de atrasar um pouco.

 

Outro problema muito comum no período, é que alguma sujidade se desprenda das tubulações e venha a entupir as bóias das caixas d’água das residências. O número de casos é sempre alto, mas pode ser reduzido, com manutenções preventivas em seu reservatório.

 

Caso esteja sem água, ligue diretamente para o supervisor. Ele poderá lhe ajudar ou orientar, ou ainda solicitar que o caminhão pipa encha a sua caixa. O telefone é 99687-2257.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *