INF.: 250/ADM/AGO/2020 – ADASA CONCEDE NOVA OUTORGA AO ESTÂNCIA, PARA INSTALAÇÃO DE POÇOS

INF.: 249/ADM/AGO/2020 – COMISSÃO VOLUNTÁRIA DE SEGURANÇA: VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE!
13/08/2020
INF.: 251/ADM/AGO/2020 – CONCLUSÃO DA MIGRAÇÃO DE SISTEMAS DO FINANCEIRO: MAIOR AGILIDADE E SEGURANÇA
18/08/2020

INF.: 250/ADM/AGO/2020 – ADASA CONCEDE NOVA OUTORGA AO ESTÂNCIA, PARA INSTALAÇÃO DE POÇOS

 

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal, Adasa, publicou, hoje, no Diário Oficial do DF (leia aqui a íntegra da edição), a outorga que permitirá ampliação da captação de água potável, no Estância, a partir de dois novos poços.

 

Outorgas são documentos que autorizam o uso da água, ou a interferência em corpos hídricos, como a perfuração de um poço e o bombeamento da água subterrânea, segundo critérios técnicos estabelecidos pelo órgão responsável.

 

Atualmente, dispomos de quatro poços e quatro reservatórios, que atendem todo o Condomínio. Até 2019, apenas três, desses poços, serviam para o abastecimento, visto que um deles, localizado na Administração, precisava ser desativado. Em 26 de dezembro de 2018, uma Outorga autorizou que um novo poço o substituísse, o que, na prática, apenas amenizou os problemas com desabastecimento, durante os períodos de seca. Agora, teremos seis poços e seis reservatórios, que estarão interligados, e melhorarão o fornecimento de água em, aproximadamente, 50%.

 

Os procedimentos de tomada de preços e contratação já estão sendo finalizados.Estes gastos fazem parte do planejamento orçamentário da Administração, não sendo necessária, portanto, uma taxa extra. Os prazos, para o início da operação dos novos poços,serão informados em breve.

 

AUMENTO NA OFERTA DE ÁGUA NÃO SIGNIFICA FARTURA!

Atualmente, estamos em meio a mais um ciclo de racionamento, procedimento que não depende apenas da vontade da Administração. O volume captável nos poços reduz, drasticamente, e é preciso preservá-los, garantindo períodos de descanso, e também preservar os equipamentos de bombeamento. Por outro lado, o consumo das unidades é alto, neste período, não havendo capacidade para fornecer água, durante todo o dia, de forma ininterrupta.

 

O aumento do número de poços, e da capacidade de armazenamento, não significa que estaremos em situação totalmente confortável. Ainda será obrigatório manter medidas de economia, por parte de todos os moradores, como, por exemplo, não lavar calçadas ou garagens, ou regar gramados, com água limpa. Infelizmente, essas práticas ainda estão sendo observadas, nos últimos dias, e estão contribuindo com as dificuldades no fornecimento.

 

Os estudos, que levaram a Adasa a nos conceder dois novos poços,consideram a demanda, de toda a região, por um recurso que é valioso e escasso, ao mesmo tempo. Portanto, ainda precisamos ser muito responsáveis com o nosso consumo! Racionalize a demanda e reutilize a água, na medida do possível! Precisamos cuidar, para que ela não falte!

3 Comentários

  1. Wagner disse:

    Parabéns pela conquista. Continuarmos consciente s.

  2. Nivaldo Faria de Castro disse:

    Já que foi concedida a permissão para novos poços, pq nao iniciar imediaatamente, ja que a água dispinibilizada pelo Condominio é insuficiente.

    • Comunicacao disse:

      Há uma fase de coleta de propostas e contratação, que já está em sua fase final, para o início das obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *