INF.: 274/ADM/NOV/2020 – CONCLUSÃO DA BACIA: PROBLEMAS CAUSADOS PELAS CHUVAS FORTES

REUNIÃO VIRTUAL COM SECRETÁRIOS DE GOVERNO
28/10/2020
INF.: 275/ADM/NOV/2020 – AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
18/11/2020

INF.: 274/ADM/NOV/2020 – CONCLUSÃO DA BACIA: PROBLEMAS CAUSADOS PELAS CHUVAS FORTES

Recuperar o tempo que foi perdido, com a necessidade de alterar o projeto da bacia de contenção,foi uma prioridade absoluta nos últimos meses. A impossibilidade de aprovar a alteração, em Assembleia,adiada por meses, até que uma lei tornasse possível a realização de reuniões de condomínio na forma virtual, trouxe atrasos importantes no cronograma da drenagem pluvial, cujo contrato só pôde ser assinado em agosto. O plano era o de deixar a bacia operando, com total segurança, antes das primeiras grandes chuvas, mas, por mais esforços que fossem empregados, como a destinação da maior quantidade possível de equipamentos e pessoal, por parte da construtora contratada, chegamos às primeiras chuvas intensas com a bacia ainda incompleta.

 


Um poço de visita em fase de construção, e após a concretagem.
Toda a estrutura fica enterrada, sobrando apenas uma tampa no piso.

 

Apesar de a nossa rede coletora estar bem adiantada, ainda falta concluir 3 poços de visita, para que ela possa desaguar na bacia de contenção. E, na bacia, falta concluir os vertedouros, um pequeno trecho, de 40 metros de borda, em gabião, e um trecho também curto, de cobertura em Colchão Reno, no talude.

 

Ou seja, falta muito pouco, em comparação com o que já foi feito até agora, algo que exigiria cerca de 20 dias de trabalho, em condições normais do clima. O trabalho na bacia irá continuar, à medida que as chuvas permitirem. No entanto, alguns dos transtornos, os quais nos esforçamos para evitar, já neste período, poderão ocorrer, até que seja possível, finalmente, abrir as bocas de lobo.

 

Nos 12 primeiros dias de novembro, as chuvas já haviam atingido um nível 2 vezes maior do que aquele registrado no mesmo período do ano passado (leia aqui). Uma situação que não era prevista, e que pegou todo o Distrito Federal de surpresa. As fortes chuvas da segunda-feira (16) inauguraram um novo alerta laranja da Defesa Civil para tempestades. Diversos danos foram registrados, em todas as quadras do Estância, e há equipes de campo fazendo a manutenção, priorizando os acessos às residências.

 

Pedimos atenção aos moradores para a possibilidade de novas chuvas fortes e rajadas de vento. Verifique a integridade de seu telhado e o funcionamento das calhas. Guarde objetos que possam cair e provocar acidentes. E, caso enfrente alguma dificuldade com o acesso à sua rua, entre em contato com o supervisor, por meio do número 99687-2257.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *