Nas últimas semanas, demos mais um passo na direção da obtenção das licenças ambientais, necessárias para o início das obras de urbanização nos restantes 58% do Estância, que não foram incluídos na primeira fase, que foi a execução do Plano de Recuperação de Área Degradada.
Depois do Plano de Controle Ambiental de Obras – PCAO (leia aqui), o corpo técnico contratado pelo Estância deu andamento aos trâmites, e protocolou, também, junto ao IBRAM, o pedido da Autorização de Supressão Vegetal – ASV, exigida pelo órgão.
São três os processos, junto ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), referentes à segunda fase das obras de urbanização:
VISTORIA TÉCNICA
No dia 17 de novembro, o Instituto Brasília Ambiental realizou uma vistoria técnica no Estância, para conhecer as áreas que receberão a infraestrutura. No dia 08 de dezembro, recebemos a Informação Técnica n° 63/2021. Em resposta a esse Relatório, protocolamos, no dia 15 de dezembro, um documento elaborado pela Geológica Consultoria Ambiental, esclarecendo tecnicamente todos os pontos.
A fim de reduzir custos de execução do projeto, e atender às observações dos técnicos do IBRAM, enviamos, em 10 de dezembro, a Carta-Convite 07/2021, às empresas de engenharia, para que enviem propostas de alterações do Projeto de Drenagem e Pavimentação, até 03/01/2022 e, posteriormente, realizarmos a contratação da empresa que executará a obra de infraestrutura.
REUNIÃO COM A SULAM
Ainda no dia 15 de dezembro, o Estância esteve em importante reunião com o Superintendente do Licenciamento Ambiental do IBRAM, Alisson Neves, quando tivemos a oportunidade de contextualizar, ponto a ponto, os itens levantados pela vistoria.
Todos nós estamos ansiosos pelo início das obras, mas todo o processo de licenciamento precisa ocorrer da forma criteriosa, pois ele é, justamente, a nossa segurança de uma obra sem intercorrências, ágil, e com a melhor qualidade possível. O órgão ambiental está trabalhando na análise de nossa solicitação, e esperamos dar início às obras no próximo período de estiagem.
Com compromisso, responsabilidade e muito trabalho, alcançaremos os resultados que tanto desejamos!
1 Comentário
Que sonhos dos condomínos se realizem na construção de suas residências o mais breve possível depois de tantos anos.