INF.: 534/ADM/JAN/2024 – ENCONTROU UM CARAMUJO AFRICANO EM SEU LOTE? AJUDE A ELIMINÁ-LO!

INF.: 533/ADM/JAN/2024 – PORTARIA SUL: ANDAMENTO DO PROCESSO DE REABERTURA
15/01/2024
INF.: 535/ADM/JAN/2024 – INFRAESTRUTURA: ANDAMENTO DOS TRABALHOS PARA LIBERAÇÃO DAS OBRAS
24/01/2024

INF.: 534/ADM/JAN/2024 – ENCONTROU UM CARAMUJO AFRICANO EM SEU LOTE? AJUDE A ELIMINÁ-LO!

 

O Distrito Federal está passando por uma infestação de caramujos gigantes africanos, espécie que pode transmitir doenças graves, como a meningite, por contato da boca com o muco produzido por ele. Isto pode ocorrer ao consumir hortaliças em que o caramujo passou, sem a devida higienização, ou pelo contato da mão contaminada com a boca ou com talheres, cigarros e outros objetos que são levados à boca!

Portanto, é crucial eliminar corretamente os caramujos africanos e os ovos que estejam em seu quintal, pois é na época de chuvas que eles se reproduzem. Jamais manipule suas conchas, nem toque neles sem o uso de luvas, e oriente crianças a jamais tocá-los. Lave muito bem as hortaliças, frutas e verduras adquiridas, deixando de molho, por 30 minutos, em uma solução de água com água sanitária, na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água potável.

 

ELIMINE O CARAMUJO CORRETAMENTE: BUSQUE O KIT NA ADMINISTRAÇÃO

O caramujo africano tem concha marrom escuro com manchas claras, e podem chegar a até 200 gramas quando adultos. Outros caramujos não devem ser eliminados, visto que são protegidos por lei. Verifique sempre antes de iniciar o processo de remoção!

Para a eliminação dos caramujos, é necessário utilizar luvas descartáveis. Eles devem ser recolhidos com as mãos ou uma pequena pá, assim como seus ovos. Em um saco com cal, jogue os animais ainda vivos. Se possível, quebre suas conchas, usando um martelo ou um calçado. A cal com os animais, além das luvas, devem ser dispensados junto ao lixo dos banheiros utilizando um saco para materiais infectantes. Saiba mais, no vídeo da Secretaria de Saúde: https://www.instagram.com/reel/C1xn5ilBetY/

As luvas, cal e o saco especial estão disponíveis para retirada na Administração, na forma de um pequeno kit. Você também pode contratar um jardineiro para lhe ajudar nesta tarefa, e é muito importante não deixar esses caramujos crescendo e se reproduzindo no seu lote!

Não espalhe sal no solo, como medida de prevenção contra o caramujo. Além de ineficaz, o sal prejudica o solo e pode trazer problemas para o seu gramado. Também não enterre os caramujos mortos, para evitar a contaminação.

Colabore com esse esforço para a eliminação do caramujo africano. Ele não tem predadores naturais no Brasil, e sua proliferação é vista com muita preocupação pelas autoridades sanitárias.

7 Comentários

  1. Maria Aparecida disse:

    Aqui em casa tem demais eu coloco e fogo neles

  2. SELMA marques da Silva disse:

    Meu nome é selma moro em lagoa santa MG
    Tenho um sítio de mil e quinhentos metros e está infestado de caramujos

  3. Dina Barrias disse:

    Meu terreno está cheio, sempre catei, mas agora aumentou mto, difícil o extermínio sem ajuda.

  4. Elizabeth Sanchez da Silva disse:

    Boa tarde, moro em Sorocaba e estamos tendo graves casos desse caramujo. Não estou conseguindo eliminar .Onde posso.conseguir o kit.para eliminar aqui na minha cidade. Obrigada, aguretorno. Meu nome é Elizabeth

  5. Meu quintal está cheio sou de osasco moro de zeladoria aqui na escola está cheio pesso orientação desde já grata

  6. Gerulina Batista disse:

    Aqui em marajó c distrito de cristalina tá infestado desse bichos, muito mesmo começou aparecer aqui há dois anos pra cá tá contaminando tenho muito medo deles e nojo!

  7. Elenita Moura disse:

    Recolho com numa pazinha, coloco no saquinho plástico amarro e quando posso queimo tudo.. tem muito no ParkWay,. Recolhi este mês.mais de 100 bichinhos. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *