Muitos condôminos vêm questionando os funcionários da construtora, como o pessoal da pavimentação ou da terraplanagem, sobre o cronograma de execução ou a previsão de execução de um determinado conjunto, e acabam recebendo, em algumas vezes, informações erradas ou imprecisas porque estes funcionários não estão presentes nas etapas de planejamento da execução, apenas recebem a orientação de para onde deverão se dirigir após concluir uma etapa em execução.
Toda segunda-feira é realizada uma reunião de alinhamento entre os engenheiros responsáveis por cada etapa, pela fiscalização dos trabalhos, pela gestão e também pelos representantes da Administração, e é nesta reunião que o cronograma da semana é alinhado. Dela também surge o informativo semanal que enviamos com a previsão do que será executado. A partir da experiência da semana anterior, etapas podem ser ajustadas, adiantadas ou postergadas a fim de acelerar a execução, e isto é uma característica da gestão de qualquer obra de grande porte.
As decisões tomadas são sempre técnicas. Nenhuma rua está sendo executada primeiro por conveniência, inclusive porque todas as obras serão concluídas ainda este ano, não haverá conjuntos que só serão executados no período de estiagem do ano seguinte. Executar algo desta forma, sem planejamento lógico, apenas dificultaria o trabalho, o que não é interessante para o condomínio e muito menos para a empresa executora, que veria seus custos de operação aumentando.
Portanto, caso tenha dúvidas sobre a obra, converse com os gestores do condomínio. Somente eles poderão dar qualquer posicionamento sobre a execução. Documentos referentes à execução orçamentária ficam à disposição para consulta dos condôminos na Administração, conforme determina a Convenção. Se for o caso, marque um horário com um dos diretores e venha tirar todas as suas dúvidas.
Todas as dificuldades impostas por uma obra de tão grande porte são temporárias e já estão perto de acabar. Em muito breve teremos toda a infraestrutura que sempre sonhamos!