ATIVIDADES DESEMPENHADAS
13/08/2025
INF.: 620/ADM/AGO/2025 – ÁRVORES NAS CALÇADAS: QUANDO É NECESSÁRIO REMOVÊ-LAS
19/08/2025

INF.: 619/ADM/AGO/2025 – SETOR DE ENCOMENDAS: ENTENDA O FUNCIONAMENTO, REGRAS, E LIMITAÇÕES

Nosso condomínio é composto de 1963 unidades, e alguns serviços possuem demandas que são típicas de pequenas cidades. É o caso, por exemplo, do nosso setor de encomendas, também conhecido como setor de correios, que recebe por volta de nove mil pacotes por mês, mesmo com grandes limitações de pessoal e de espaço físico. Trabalhamos muito para que todos sejam atendidos com qualidade e segurança, mas alguns limites precisam ser respeitados.

É importante esclarecer que os entregadores não são obrigados a se dirigir ao setor. Pelo contrário, eles podem realizar as entregas diretamente nos endereços após a sua identificação na portaria, e há casos em que as encomendas deverão ser entregues diretamente. Infelizmente, muitos entregadores, tentando acelerar seu trabalho, se limitam a ir ao setor e, por vezes, criam problemas aos funcionários, condôminos e plataformas.

Algumas regras foram criadas para melhorar o atendimento e não sobrecarregar o pessoal do setor, e é muito importante que todos conheçam e compreendam a sua necessidade:

O atendimento às transportadoras ocorre de segunda a sexta feira, das 07h às 16h. Fora desse horário, e também aos sábados, domingos e feriados, as transportadoras deverão entregar as encomendas diretamente nas residências. Nos sábados o atendimento é exclusivo aos condôminos, das 08h às 14h, para retirada de pacotes;

Nos casos de encomendas de valor, que dependem de um código fornecido pelo site de vendas para o momento da entrega, pedimos sua máxima atenção: você deve enviar o código, pelo WhatsApp do setor (61 9252-9776), com antecedência. A guarda desse código é uma responsabilidade do condômino, e ele deve ser repassado exclusivamente ao funcionário do nosso setor, para que ele possa fazer o recebimento. Em momentos de pico, é impossível entrar em contato com cada condômino para obter o código, portanto esteja atento para que seja repassado em tempo hábil. Há um golpe comum em que o entregador solicita o código diretamente ao cliente e, em sua posse, dá baixa no sistema e furta o pacote, sem que este passe pelos nossos funcionários. Fique sempre atento, e não repasse qualquer informação a desconhecidos!

Encomendas de pessoas que não constem como moradoras do condomínio serão devolvidas. Portanto, é importante manter os cadastros atualizados!

Há limite de medidas, por questão de segurança e espaço: largura de 40 cm, profundidade de 40 cm, e altura máxima de 60 cm. O peso limite é de 10kg;

– ⁠Eletrodomésticos, como geladeiras, fogões, filtros, sofás, cadeiras, aparelhos de TV, monitores, aparelhos de ar-condicionado, camas, airfryers, micro-ondas, fornos e outros, não serão recebidos e deverão ser entregues diretamente nas residências.

Produtos perecíveis, como medicamentos e alimentos, e também produtos frágeis (como vidro e porcelana), devido à falta de espaço para armazenamento adequado, deverão ser entregues diretamente nas residências. O mesmo vale para sacos de ração para cães e gatos;

Entregas que constem como baixadas no sistema do entregador não serão recebidas. Por vezes, ocorre do entregador marcar um pacote como entregue sem que tenha se dirigido ao setor, na tentativa de melhorar seus índices de entrega. Isto provocou, por diversas vezes, reclamações de condôminos sobre supostos desaparecimentos de encomendas por parte dos nossos funcionários. O setor receberá somente as encomendas entregues dentro do horário, e após conferência e assinatura dos funcionários. Elas serão registradas no nosso sistema e posteriormente serão enviadas mensagens aos condôminos pelo aplicativo Control condo e email. Caso o entregador tenha marcado a encomenda como entregue, ele deverá realizar a entrega diretamente no endereço;

As responsabilidades relativas à compra, entrega e devolução são exclusivas do condômino, empresa e transportadora envolvidos. O condomínio não é responsável por nada além da guarda temporária dos pacotes após recebimento e registro.

– A prioridade no atendimento no setor é sempre dos condôminos, e o atendimento aos entregadores é por ordem de chegada. Lamentavelmente alguns casos de desrespeito aos funcionários por parte de entregadores vêm sendo registrados e, nestes casos, não há tolerância: os entregadores terão que se deslocar até as residências, pois não haverá o recebimento dos pacotes.

 

FAÇA SUA PARTE

Manter seu cadastro atualizado é uma responsabilidade de cada condômino, que deve tomar as devidas providências para que aqueles que moram consigo ou seus inquilinos também estejam devidamente cadastrados junto à Administração. No momento da compra, tenha certeza que o endereço está corretamente preenchido, assim como o nome do destinatário, que deve coincidir com o nome dos moradores no cadastro de sua unidade. Tais passos são importantes para que os endereços sejam corretamente localizados, os responsáveis sejam avisados, e que as encomendas não sejam recusadas no momento do recebimento.

Tenha atenção aos seus dados pessoais e a possíveis golpes de entregadores. A Administração não faz a conferência do conteúdo de pacotes, nem está autorizada a abrir qualquer encomenda, mesmo que a pedido expresso de seu destinatário. Nossa sala é monitorada por câmeras, e todos os recebimentos são registrados em sistema tão logo seja possível fazer o lançamento.

É possível que um pacote seja recusado, ou que o entregador alegue que não foi possível fazer a entrega por algum motivo. Nestes casos, procure entrar em contato com o responsável para agendar uma entrega diretamente em sua residência. As regras do setor de encomendas têm por objetivo permitir que todos os condôminos possam ser atendidos, e que o processo seja seguro para todas as partes, e isto pode conflitar com certas práticas de entregadores. Estamos continuamente reavaliando procedimentos e buscando soluções para aprimorar o nosso atendimento, e contamos com a compreensão e o cuidado de todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *