Você fez uma compra por um site com entrega própria, como Amazon, Shopee ou Mercado Livre, o aplicativo avisou que o entregador iniciou a rota no período do final de tarde ou noite, talvez você tenha sido avisado que um entregador passou pela portaria, mas a compra não chegou às suas mãos. E pode ser que o pacote agora apareça como entregue! Essa é uma situação cada vez mais comum, à medida que a participação desses marketplaces aumenta, e as metas dos entregadores são cada vez maiores.
Nosso setor de encomendas só faz o recebimento dos pacotes até as 16 horas, de segunda a sexta-feira. Mas não há impedimento algum para os entregadores irem diretamente às residências, inclusive no período noturno, basta que sejam identificados e apresentem a lista de endereços, sendo que, a partir das 21 horas, é preciso que os moradores liberem a entrada.
No entanto, muitos entregadores se recusam a fazer a entrega diretamente, marcando em seus sistemas como se houvesse recusa da portaria em liberá-los. Outros fazem a identificação, entram no condomínio (possivelmente para que o GPS registre a localização), e depois saem sem fazer entregas. Desses, há ainda os que declaram que os pacotes foram entregues à segurança, quando na realidade a segurança do nosso condomínio, em hipótese alguma, faz esse recebimento.
Para reduzir os problemas causados por esse tipo de atitude, o nosso setor de correios proibiu o recebimento de pacotes que já constem como entregues junto às plataformas. O entregador que marcar um pacote como entregue no dia anterior, apenas para cumprir metas diárias, terá que fazer a entrega pessoalmente no endereço do destinatário, pois ele não será recebido no balcão. As informações de entrega registradas são falsas e colocam em risco a segurança do processo de recebimento, armazenamento na Administração, e retirada por parte do condômino.
É muito importante que todos denunciem essas falsas tentativas de entrega. Fique atento, também, ao contato de entregadores solicitando códigos de liberação em compras de valor mais elevado, pois, o que ocorre na prática, é desse código ser usado pelo entregador para extraviar a sua compra, sem que ela sequer passe pelo balcão do nosso setor de correios. Quando você tiver um código, você deve enviá-lo pelo WhatsApp do setor (61 9252-9776), com antecedência, e não deve fornecê-lo a mais ninguém. Apenas este contato é quem pode recebê-lo ou solicitá-lo.
As tecnologias mudam rapidamente, e precisamos nos adaptar todo o tempo, inclusive por questões de segurança. É muito importante que os condôminos reportem todas as situações suspeitas, e façam reclamações junto às empresas responsáveis, para que os processos de entrega fiquem cada vez mais confiáveis!