CULTIVANDO O CERRADO DO CEQA
15/01/2026

INF.: 631/ADM/JAN/2026 – COLETA DE LIXO: MUDANÇA NOS PROCEDIMENTOS COM O FIM DAS RUAS DE TERRA

Desde 2022, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) é o responsável pela coleta de lixo em nosso condomínio. Ainda assim, fomos obrigados a manter um contrato de coleta em paralelo, após diversos atolamentos dos caminhões nas ruas de terra, e a coleta ocorria nos mesmos dias e horários em que o SLU atendia as áreas pavimentadas.

Com a pavimentação das vias internas, esse contrato passou a ser desnecessário e foi cancelado. Agora, a responsabilidade pela coleta do lixo orgânico, rejeitos de banheiro, restos de poda e lixo reciclável é totalmente do SLU, através de suas contratadas. O Estância não é mais gestor de nenhum dos contratos, e a fiscalização do trabalho agora é realizada por meio da ouvidoria do GDF.

Com isso, a coleta agora é realizada nos dias e horários regulares estabelecidos pela empresa pública, sendo o Estância atendido por duas rotas distintas dos caminhões que recolhem o lixo comum: a primeira é a rota do Altiplano Leste, e atende as quadras 02, 04 e 05, no período da manhã, a partir das 07h. A segunda é a rota do São Bartolomeu, e atende as quadras 01 e 03 no período da noite, a partir das 19h. As duas são realizadas às segundas, quartas e sextas feiras.

 

 

Já o lixo reciclável continuará sendo recolhido às terças e sextas feiras, a partir das 08h, em todo o condomínio. No caso deste lixo, recomendamos o uso de sacos na cor azul ou verde, para diferenciação e correta destinação, evitando que este seja confundido com o lixo comum.

Caso você tenha problemas com o recolhimento, pedimos que abra uma reclamação diretamente na Ouvidoria, pelo telefone 162, ou pelo site www.participa.df.gov.br. A Administração também abrirá reclamações sempre que observar falha na prestação do serviço, mas, como em todo serviço público, a ordem de prioridade é dada pelo número de reclamações registradas.

 

ATENÇÃO PARA NÃO FICAR SEM COLETA

Uma das causas comuns para a falta de recolhimento é o estacionamento de veículos de grande porte nas ruas, sobretudo quando há estacionamento dos dois lados da via. Pedimos encarecidamente para que esta situação seja evitada, pois prejudica, também, o acesso de veículos de emergência, como bombeiros e ambulâncias do SAMU.

 

ALERTA: OBJETOS PERFURANTES OU CORTANTES

Recebemos recentemente uma reclamação formal, em decorrência de um acidente com um dos coletores, que se feriu com uma seringa deixada em meio ao lixo. Esta situação é gravíssima e injustificável, é considerada crime e pode render multa de até R$ 293 mil ao responsável!

Guarde sempre uma garrafa PET de 600ml de refrigerante. Quando for descartar uma seringa com agulha, lancetas de medidores de glicose, vidros quebrados ou outros objetos perfurantes ou cortantes, use a garrafa, feche-a muito bem, e sinalize o risco. Considere também realizar o descarte em coletores apropriados para vidros (nos papa entulhos) ou seringas (em unidades de saúde). Lixo eletrônico jamais deve ser descartado junto ao lixo comum ou reciclável, pelo risco de contaminação e até de explosão. Há coletores específicos em alguns supermercados e áreas comerciais.

Lembre-se que o seu descuido pode representar acidentes graves, com risco à vida dos trabalhadores envolvidos!

 

NÃO SE ESQUEÇA DAS DEMAIS REGRAS TAMBÉM!

Use sacos apropriados para lixo, adequadamente resistentes ao peso que terão que carregar, para que não rasguem no meio da coleta. Se necessário, divida o volume em vários sacos. Restos de poda precisam estar ensacados, e não podem ter espinhos ou pontas cortantes. Tenha sempre uma lixeira elevada em sua calçada, de preferência com tampa, para evitar que o lixo seja rasgado por gatos ou aves, e lembre-se da importância de só disponibilizar o lixo na lixeira externa na véspera da coleta.

No caso dos restos de poda, em específico, pedimos que sejam disponibilizados aos poucos, caso você tenha mais de três sacos contendo este material. Ele só será levado caso exista espaço no caminhão, e um número excessivo deles pode fazer com que outros vizinhos fiquem sem coleta alguma, nem mesmo de lixo comum! Dependendo da quantidade de restos produzidos, combine com o jardineiro contratado a remoção e descarte em local adequado, evitando acúmulos em seu lote ou em frente à sua casa.

Entulho, restos de obra, produtos químicos, móveis velhos, eletrodomésticos e outros não devem ser colocados para recolhimento, podendo ser dispensados nos papa entulhos disponibilizados pelo SLU, ou em campanhas de recolhimento de materiais realizadas pelas cooperativas de reciclagem.

O lixo dispensado incorretamente pode lhe render uma notificação escrita e, em caso de reincidência, multa no valor de uma taxa condominial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *