As Comissões Temáticas são alternativas criadas pela nova Administração para discutir e criar soluções nas áreas que mais impactam o dia-a-dia do condomínio. Além disso, as Comissões foram pensadas para propiciar a participação ativa dos condôminos na tomada de decisões que afetam toda a comunidade.
Essas comissões abrangem três áreas e são coordenadas pelos membros da atual Administração e os seus Conselhos. São compostas por moradores voluntários que se identificam com o assunto e querem contribuir para o desenvolvimento do condomínio.
COMISSÃO DE REVISÃO DA CONVENÇÃO
A Comissão de Revisão da Convenção foi criada com o objetivo de elaborar a proposta de alteração de dispositivos da Convenção, para que esse normativo atenda de maneira plena às necessidades da comunidade em consonância com as leis vigentes que regem a matéria. O trabalho deste grupo foi concluído com a realização da Assembleia em 18/02/2017.
COMISSÃO DE REGULARIZAÇÃO
A Comissão de Regularização é uma fusão dos grupos de condôminos voluntários que se formou, espontaneamente, a partir de uma ideia de apoio especializado à nova Administração nas áreas jurídica e fundiária: o grupo Jurídico e o grupo Soluções. Seu maior objetivo é reunir todas as informações possíveis afetas ao condomínio nessas áreas, a fim de produzir documentação necessária capaz de subsidiar o trabalho concreto desta gestão na dinâmica de regularização do condomínio que se encontra em pleno e vigoroso curso.
É importante ressaltar que no processo de legalização que está em andamento, o resgate do respeito e conquista da excelência na visibilidade e na gestão do Condomínio Estância, nenhum proprietário será deixado para trás. Todos serão tratados de forma igualitária inclusive os proprietários de lotes vazios, uma vez que a busca por resultados práticos para resolver a situação a que o condomínio foi submetido, abrange as 1.963 unidades.
COMISSÃO DE QUALIDADE DE VIDA
A Comissão de Qualidade de Vida atua nas questões do dia-a-dia do condomínio e conta com a participação de voluntários de várias especialidades, tais como meio ambiente, paisagismo, engenharia, dentre outros.
Conheçam alguns projetos que fazem parte do escopo da Comissão:
• Projeto de Plantio
Está programado, para o mês de novembro, o plantio de mudas de árvores nativas do cerrado por toda a cerca frontal do condomínio. A ideia é fazer um mutirão de plantio com a participação dos condôminos.
• Projeto de Retirada de Mato e Lixo
Está em análise de viabilidade um mutirão de retirada de lixo urbano em lotes e a área da app (área de proteção permanente). Também está em negociação e análise de viabilidade a limpeza e nivelamento do terreno na BR.
• Ônibus
A nova Administração está negociando a inclusão de novos horários para a circulação do ônibus que presta serviços para o condomínio. Em breve, estes novos horários entrarão no período de testes até que se possa ajustar uma grade que horários de melhor custo X benefício para o condomínio e para os usuários.
• Campanhas Educacionais
Campanhas educativas farão parte do dia-a-dia do condomínio. Está em análise de viabilidade financeira e orçamentária a Campanha de Educação de Velocidade nas Vias. Esta campanha abrangerá a correção das placas de velocidade para a devida padronização nas vias principais e secundárias; promoverá a fixação de mais placas sinalizadoras e, ainda, o incremento do número de quebra-molas para inibir a alta velocidade dentro do condomínio.
O condômino que quiser participar desta Comissão poderá enviar e-mail à Administração com seu nome, unidade e contato, bastando, para isso, colocar no campo “assunto”, o nome da Comissão de Qualidade de Vida. Informamos que o número de participantes é limitado. [email protected] ou [email protected]
COMISSÃO DE CUIDADOS COM A HORTA E COM VIVEIRO COMUNITÁRIO
Essa Comissão ficará responsável por definir normas de utilização da horta e do viveiro pela comunidade, estabelecendo critérios para o rodízio entre os interessados por plantio, manutenção e colheita, formulando calendários e incentivando a participação dos moradores.
Para uma melhor gestão desses recursos, o número total de membros da comissão será restrita a 8 condôminos. As regras para adesão de novos membros e períodos de gestão poderão ser definidas pela própria Comissão, que será sempre supervisionada pela Administração.
A ideia é que com o bom funcionamento e adesão dos moradores, seja implementada uma horta por quadra. Com isso, buscamos aumentar qualitativamente as áreas verdes do Estância e recuperar as áreas ambientalmente prejudicadas pelo desmatamento.