INF.136/ADM/MAR/2019 – ESCLARECIMENTOS SOBRE A TAXA EXTRA PARA OBRAS, APROVADA EM ASSEMBLEIA

INF.135/ADM/MAR/2019 – CARTA DE ESCLARECIMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL E INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO ELEITORAL
29/03/2019
INF.137/ADM/ABR/2019 – RESULTADO DA ASSEMBLEIA GERAL ESPECIAL: ELEIÇÕES BIÊNIO 2019-2021.
02/04/2019

INF.136/ADM/MAR/2019 – ESCLARECIMENTOS SOBRE A TAXA EXTRA PARA OBRAS, APROVADA EM ASSEMBLEIA

Prezados Condôminos,

Lamentamos trazer novamente o assunto em pauta, porém, é nosso dever combater a desinformação à qual a comunidade do Estância tem sido alvo.

Aqueles que desejam estar à frente da gestão a qualquer custo, e independentemente da verdade e do bem comum da coletividade, continuam disseminando informações distorcidas quanto à definição da taxa extra estabelecida na Assembleia, realizada no último sábado, dia 23.03.19.

Assim, pedimos que atentem para o seguinte:

TAXA DEFINIDA PELA ASSEMBLEIA: A taxa foi estabelecida pela Assembleia e não unilateralmente pela Administração;

APRESENTAÇÃO DE 3 OPÇÕES DE TAXAS: Reiteramos que foram apresentados três cenários: valor global; valor parcial (só para o PRAD); sem taxa. Com 424 condôminos aptos a votar, 301 decidiram, após as explicações, pela maior taxa;

DECISÃO TÉCNICA: É, no mínimo irresponsável, a disseminação da ideia de que a taxa tenha caráter “punitivo” ou “discriminatório”. O objetivo de instituir a taxa extra visa única e exclusivamente realizar as nossas obras de infraestrutura que já são uma REALIDADE para a comunidade;

PLANEJAMENTO PRÉVIO: MAIOR CELERIDADE, SEGURANÇA E ECONOMIA: o planejamento e arrecadação prévios da taxa permitirá ter um fundo para iniciar as obras imediatamente após a liberação das condicionantes. Isso dará maior celeridade às obras e teremos mais fôlego para negociar os preços dos serviços e formas de pagamento. Ninguém aguenta mais esperar! Com planejamento e recursos disponíveis, tudo ocorrerá de forma mais rápida e econômica, com excelente qualidade. NÃO VAMOS PAGAR DE NOVO POR OBRAS FEITAS SEM O DEVIDO RIGOR TÉCNICO.

VALOR REFERENCIAL DO MERCADO: A taxa apresentada é um valor de referência, baseada em tabelas utilizadas pelo mercado (SICRO E SINAPI) e pelo Tribunal de Contas. Foram realizadas aproximadamente 120 planilhas, a partir da análise do técnico orçamentista. Não é um cálculo aleatório ou amador. Pela primeira vez na história do Estância, existe a realização de um orçamento técnico a partir de projeto executivo de drenagem e de pavimentação, este último já APROVADO:

 

NOVA ASSEMBLEIA PARA DISCUTIR VALORES APÓS LICITAÇÃO: Foi informado na Assembleia (e em informativo posterior) que, assim que os trabalhos com a Comissão de Licitação forem concluídos e tivermos os valores de mercado, será chamada NOVA ASSEMBLEIA para rediscutir os valores. Portanto, a participação da comunidade é fundamental para que tomemos juntos as melhores decisões;

REALIDADE X FALÁCIAS: É fundamental esclarecer que estamos falando de uma obra para uma área de 230ha, um dos maiores condomínios de Brasília. Assim, não basta comparar o valor de outros condomínios com o nosso. É necessário levar em consideração o porte, a extensão e a complexidade da obra. Comparar “laranja com banana” como tem sido veiculado, é demonstrar profundo despreparo e amadorismo que podem culminar numa obra de péssima qualidade e fazer com que paguemos a conta duas vezes.

 

 

Assim, é irresponsável disseminar que o valor global de uma obra do nosso porte custaria 14 milhões! Estamos falando de preparação de solo, tubulação, construção de bacias de contenção robustas para suportar o volume de água, drenagem, pavimentação. Não é uma obra de fundo de quintal. A partir da verdade e do conhecimento da realidade dos fatos, é possível resolver de forma definitiva os problemas históricos que enfrentamos.

– Vale lembrar que a última assembleia para arrecadação de taxa extra, ocorrida em 2015 (há 4 anos), previa um valor muito similar ao aprovado recentemente. Hoje, com as devidas correções, pagaríamos muito mais: (Ata da 7ª AGE 01/2015):

SIM, NÓS TEMOS AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PUBLICADA: temos autorização para viabilizar a realização das obras referentes às quadras 2 e 4, conforme amplamente noticiado. Quantos às condicionantes para iniciar as obras, estamos em avançadas tratativas com o Ibram. Não é possível mais adiar a mitigação do dano ambiental que, além de degradar o meio ambiente, tem ocasionado insegurança e transtornos para a nossa comunidade.

DENÚNCIAS: Novamente, é lamentável que membros da nossa comunidade estejam atuando por meio de denúncias para que os avanços alcançados sejam alvo, contribuindo apenas para continuarmos na lama, literalmente.

Reiteramos nosso compromisso de atuar de forma responsável e transparente para que consigamos construir o Estância que queremos!

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

ADMINISTRAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *