Visita do Governo do Distrito Federal às obras, em fevereiro
Há alguns meses, publicamos um balanço do ano de 2020, referente, especificamente, às obras de execução do Plano de Recuperação de Área Degradada, o PRAD. Ele engloba 94 hectares (940.000 m²), o que significa cerca de 42% da área total do Estância, que abrange parte das quadras 2 e 4, e inclui toda a pavimentação, rede de drenagem pluvial, uma grande bacia de contenção, e o lançamento no Córrego Taboquinha (operação que conta com Outorga da ADASA).
Neste informativo, vamos atualizar a planilha de receitas e despesas, para o primeiro quadrimestre de 2021, um período em que enfrentamos grandes dificuldades na execução, como um grande volume de chuvas e a necessidade de remover rochas de grande porte, durante a escavação, trabalho que exigiu o uso de rompedor. Um cronograma de execução, até o final das obras na área do PRAD, está disponível em https://ceqa.com.br/2021/04/20/inf-319-adm-abr-2021-prad-cronograma-de-execucao-para-2021/.
Quanto à parte ambiental da obra,já realizamos o plantio de 1.300 mudas nativas, na área próxima à bacia de contenção, o que corresponde a 52%, das 2.500 mudas constantes do projeto. Todas são provenientes do nosso viveiro.
BALANÇO FINANCEIRO
Em abril, alcançamos uma arrecadação total de R$ 18.365.394,13, e um gasto acumulado de R$17.320.243,29, dos quais R$ 13.479.249,81 se referem a gastos com a infraestrutura, e outros R$3.840.993,48, com o pagamento de ações judiciais. Por decisão em Assembleia, tomada em 2018, os recursos da taxa extra podem ser utilizados para o pagamento de condenações, como indenizações por lotes perdidos, por ocasião do projeto urbanístico aprovado em 2010. O último balanço dessas ações você pode ler em https://ceqa.com.br/2021/03/09/inf-303-adm-mar-2021-balanco-2020-processos-judiciais/.
ARRECADAÇÃO X DESPESAS
Abaixo, o gráfico demonstra quanto foi arrecadado (linha azul), e quanto foi gasto (linha laranja), mês a mês. Como os anos de 2019 e 2020 já foram devidamente apresentados, consideramos uma média mensal de arrecadação e despesas, para permitir uma comparação mais facilitada. O gráfico é importante para entender a proporção entre tais valores, e como ela muda ao longo do tempo.
RELAÇÃO DE RECEITAS E DESPESAS, MÊS A MÊS
Abaixo, a tabela traz, mês a mês, todos os valores arrecadados e gastos, separados por ano. O detalhamento das despesas, você encontra mais abaixo.
RECEITAS | INFRAESTRUTURA | JUDICIAL | RESULTADO | |
2019 | R$ 5.973.623,99 | R$ 3.401.500,55 | R$ 659.049,93 | R$ 1.913.073,51 |
RECEITAS | INFRAESTRUTURA | JUDICIAL | RESULTADO | |
2020 | R$ 9.106.967,03 | R$ 8.173.761,06 | R$ 2.196.656,92 | R$ -1.263.450,95 |
RECEITAS | INFRAESTRUTURA | JUDICIAL | RESULTADO | |
01/21 | R$ 838.232,98 | R$ 1.035.890,60 | R$ 71.057,24 | R$ -268.714,86 |
02/21 | R$ 533.298,42 | R$ 297.900,00 | R$ 314.229,39 | R$ -78.830,97 |
03/21 | R$ 1.098.091,65 | R$ 274.900,00 | R$ 300.000,00 | R$ 523.191,65 |
04/21 | R$ 815.180,06 | R$ 295.297,60 | R$ 300.000,00 | R$ 219.882,46 |
RECEITAS | INFRAESTRUTURA | JUDICIAL | RESULTADO | |
TOTAL | R$ 18.365.394,13 | R$ 13.479.249,81 | R$ 3.840.993,48 | R$ 1.045.150,84 |
RELAÇÃO DE DESPESAS
Abaixo, uma tabela com osvalores pagos, referente à execução do PRAD, por tipo de serviço contratado.
2019 | 2020 | 2021 | |
OUTROS GASTOS | R$ 72.803,68 | ||
PROJETOS E ESTUDOS | R$ 47.220,87 | R$ 155.953,00 | R$ 47.990,60 |
SONDAGEM | R$ 19.350,00 | R$ 5.000,00 | R$ 1.600,00 |
EXECUÇÃO | R$ 3.170.913,20 | R$ 7.692.944,16 | R$ 1.694.000,00 |
FISCALIZAÇÃO | – | R$ 188.869,20 | R$ 75.600,00 |
GESTÃO AMBIENTAL | – | R$ 85.013,50 | R$ 72.797,60 |
PROJETOS E ESTUDOS | R$ 91.212,80 | R$ 45.981,20 | R$ 12.000,00 |
TOTAL | R$ 3.401.500,55 | R$ 8.173.761,06 | R$ 1.903.988,20 |
PRÓXIMOS PASSOS
O PRAD está chegando ao seu fim, conforme o cronograma de execução, já publicado. Estamos trabalhando, diariamente, pela obtenção de uma nova autorização, estendendo a drenagem pluvial e pavimentação, para a totalidade do Estância. Trabalho, responsabilidade e transparência!