Em breve, realizaremos a nossa primeira Assembleia Geral Extraordinária de 2021, para aprovar, entre outras coisas, o projeto paisagístico, elaborado pelo Instituto Avaliação, a partir de diversos questionários apresentados aos condôminos, e com a participação de uma comissão formada por moradores. Este projeto, já pago, teve um custo total de R$ 57 mil.
Abaixo, apresentamos os principais pontos do projeto, que divide a área do Estância em diferentes espaços, com usos definidos, conforme sua vocação e legislação vigente. É importante observar que o projeto paisagístico vai muito além da questão dos jardins e praças, e tem o objetivo de definir e integrar todos os espaços abertos, criando uma identidade que está alinhada com o projeto de condomínio que queremos para o futuro.
Outro ponto importante, é que o projeto traz inúmeras sugestões, cuja execução se dará com o tempo e com o desejo dos condôminos. Cada etapa será objeto de deliberação em seu devido tempo!
ESPAÇOS COMUNITÁRIOS DE ESPORTE, LAZER E CONTEMPLAÇÃO
São espaços onde se desenvolvem atividades esportivas, comunitárias, e relativas ao lazer e à contemplação da paisagem natural, como parquinhos, quadras de esporte, mirantes, e espaços para feiras e eventos.
ESPAÇOS AGROECOLÓGICOS
Contemplam, especialmente, as áreas de reserva, que exigem cuidados especiais. Em alguns casos, permitem uso misto e podem receber mirantes ou decks, por exemplo.
ESPAÇOS LIVRES DE USO PÚBLICO
Espaços de pequeno porte, onde se desenvolvem atividades esportivas individuais, e que também servem de pontos de apoio aos deslocamentos de pedestres e ciclistas, disponibilizando espaços sombreados e confortáveis para descanso.
MÓDULOS DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS
A ocupação dos espaços comunitários e dos espaços livres de uso público se dará através de módulos, como parquinhos, quadras, praças, mirantes, etc. Todos serão dotados de locais adequados para as bicicletas, e terão áreas sombreadas. O projeto lista uma série de sugestões, cuja localização está marcada nos mapas abaixo:
VIAS E CALÇADAS
Há três perfis de via, distintos:
Vias residenciais, formadas pelos conjuntos de cada quadra e suas travessias;
Vias coletoras, formadas pelas grandes avenidas que cortam o Estância;
Boulevards, que são belas vias com grandes canteiros, localizados nas vias de entrada, conforme o exemplo abaixo.
Para cada perfil, são apresentadas propostas de calçadas, diretrizes para a instalação de rampas de acesso aos lotes, arborização, iluminação pública das vias, e instruções para a manutenção da acessibilidade em calçadas onde exista interferência com a arborização ou posteamento existentes.
CICLOVIA, CALÇADÃO ESPORTIVO E DECK
O projeto apresenta um mapa geral com ciclofaixa, ciclovia e calçadão esportivo (circulando o condomínio) e de um deck na porção sul da Quadra 5. Este traçado foi definido para complementar o sistema cicloviário e de calçadas do condomínio, garantindo deslocamentos seguros e ágeis para pedestres e ciclistas.
VEGETAÇÃO URBANA
O projeto define áreas específicas para cada tipo de vegetação, como mostramos mapas acima, e também áreas com arbustos, grama e vegetação agroecológica. Uma descrição detalhada de cada tipo, e das espécies sugeridas, pode ser encontrada a partir da página 108, do projeto.
É importante ressaltar que a escolha das espécies que margeiam os passeios públicos é técnica, visto que muitas árvores floríferas ou frutíferas podem representar riscos de acidentes aos pedestres, como quedas. Lembramos que o paisagismo nos conjuntos depende da conclusão das obras de pavimentação, rede de água potável e calçadas. Antes de escolher as espécies e iniciar o plantio, é necessário buscar orientação, junto à administração, para seguir as sugestões do projeto.
CONHEÇA O PROJETO COMPLETO
Esta é uma breve apresentação do projeto paisagístico. Você pode acessar o masterplan, com 131 páginas entre mapas e planos detalhados, neste link: https://ceqa.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Masterplan-de-Paisagismo-CEQA_v2.pdf
PARTICIPE E AJUDE A DECIDIR!
Nossa Assembleia Geral Extraordinária será realizada em 10 de julho, a partir das 9h, de forma virtual. Saiba tudo a respeito, em ceqa.com.br/age2021
1 Comentário
Prezados, parabéns pelo belíssimo trabalho!
Gostaria de registrar que senti falta de um centro cultural onde poderíamos colocar livros e disponibilizar um local para leitura.