INF.: 573/ADM/OUT/2024 – INFRAESTRUTURA: ESCLARECENDO INFORMAÇÕES INCORRETAS SOBRE O CRONOGRAMA DAS OBRAS

DIA 5 DE OUTUBRO É O SÁBADO DAS CRIANÇAS NO ESTÂNCIA!
30/09/2024
Cada Passo Conta – setembro / 2024
10/10/2024

INF.: 573/ADM/OUT/2024 – INFRAESTRUTURA: ESCLARECENDO INFORMAÇÕES INCORRETAS SOBRE O CRONOGRAMA DAS OBRAS

Prezados Condôminos,

Por meio deste informativo, esclarecemos as inverdades disseminadas em grupos sobre o cronograma de execução da obra, garantindo que não há atrasos na execução.

Conforme o cronograma inicial da obra, documento nº (117892139) no processo SEI 00391-00007166/2021-05, referente ao licenciamento junto ao IBRAM, o prazo total para a conclusão das obras é de 36 meses, coincidindo com o prazo de validade da licença. Reforçamos que o cronograma está sendo seguido e que eventuais revisões ocorrem para manter as obras dentro do prazo estipulado.

É importante observar que o início das obras, previsto para 2023, foi postergado devido às alterações solicitadas pelo IBRAM no Parecer nº 639/2023, particularmente relacionadas ao tipo de asfalto a ser utilizado. A NOVACAP, responsável pela aprovação final, deu seu parecer somente em fevereiro de 2024 (Análise Técnica n.º 4/2024 – NOVACAP/PRES/DU), o que gerou a necessidade de atualização da licença, passando de 006/2023 para 002/2024, permitindo assim o início formal das obras.

A Ordem de Serviço foi emitida à empresa responsável em 04 de março de 2024, com previsão de mobilização em 15 dias, resultando no início efetivo das atividades em abril de 2024. Desde então, temos mantido tratativas com a empresa para acelerar o ritmo da obra, e foi discutida a possibilidade de conclusão em 24 meses, proposta já apresentada em assembleia.

Para que isso seja possível, estamos priorizando a execução acelerada dos serviços mais complexos, como drenagem e construção de bacias, fundamentais para evitar danos provocados pelas chuvas, que em casos anteriores geraram prejuízos significativos.

O cronograma passou por uma redução de 6 meses, com a consequente intensificação das frentes de trabalho. Mesmo com a revisão para 30 meses, conforme divulgado, observem que a previsão inicial para a execução dos serviços de drenagem era de 642 dias (1 ano e 7 meses) e de 500 dias (1 ano e 3 meses) para a pavimentação.

Em outubro de 2024, apenas 6 meses após o início robusto das obras, já concluímos 90% da drenagem e temos 58,26% da obra geral concluída, o que representa um avanço de 18% acima do programado, demonstrando que estamos adiantados no adiantamento, como pode ser observado abaixo:

 

 

No dia 08 de agosto de 2024, divulgamos o cronograma de obras para os meses de agosto, setembro e outubro através do INF.: 558/ADM/AGO/2024 – INFRAESTRUTURA. Neste documento, apresentamos um mapa iluminado com a previsão de conclusão de serviços em áreas específicas, ressaltando que nenhum cronograma de obra é rígido e que alterações podem ocorrer.

Nesse informativo, afirmamos que:

            “Esperamos concluir a rede de drenagem pluvial ainda em 2024, aproveitando ao máximo o período de estiagem, com trabalhadores divididos em diferentes frentes de trabalho e reforço na quantidade de maquinário disponibilizado pela empresa executora. O trabalho de pavimentação só será iniciado após a conclusão dessas redes.”

Em momento algum foi informado o contrário ou mencionado atrasos que prejudiquem os moradores, exceto o natural incômodo causado por uma obra de grande porte. Com diversas equipes de trabalho atuando simultaneamente, o objetivo é reduzir o tempo de inconveniência aos moradores e resolver problemas de longa data. No entanto, é inevitável que haja algum incômodo.

Atualmente, há 8 frentes de trabalho no condomínio, com 5 escavadeiras grandes, 1 patrola, 2 caminhões pipa, 1 retroescavadeiras, trator com arado, 7 caminhões, 2 rolos compactadores, e mais de 60 trabalhadores envolvidos diretamente e além de outros equipamentos mobilizados quando necessário de pronto pela executora

As frentes estão organizadas a serem executadas, de acordo com a atualização em 08/10/2024, da seguinte forma:

 

1 – Frente de Pavimentação

            Portaria Central:

  • Avenida principal (do 1º balão ao 2º) – previsão de conclusão em 15/10/2024.
  • Av. Principal da portaria central, ligação externa à DF 001 – previsão de início 16/10/2024 e conclusão em 20 dias.

            Quadra 05 – início em 05/11 e com finalização prevista para 25 a 30/11.

Obs: a possibilidade de execução de pavimentação e abertura da Portaria Sul continua em estudos e poderá ser executada entre os veranicos, desde que resguardada a qualidade da execução

 

2 – Frentes de Drenagem

            Quadra 05:

  • Rede de drenagem (PVS com tubos de 1000mm e 1200mm) – conclusão prevista até 30/10.
  • Bacia – previsão de conclusão em 20/10.

            Quadra 01:

  • Parte superior (do conj. 08 ao conj. 16) – conclusão prevista até 16/10.
  • Parte inferior (Conjuntos 28 ao 32) – início/retomada em 18/10, área rochosa de extrema dificuldade de execução, previsão de término dependerá dos obstáculos a serem removidos.

            Quadra 03:

  • Rede de 1200mm da principal e Conjunto 05 – em tratativa com a equipe.
  • Bacia 04 – conclusão prevista para novembro (avaliar risco de danos pela chuva).

            Quadra 04:

Lançamento direto em execução previsão de término 15/10.

  • Conjuntos 07 e 08 (com quebra de rochas e contenção de águas pluviais).
  • Bacia 03 – finalização dos colchões de Reno prevista para novembro.

Execução de Galerias de concreto previsão finalização em novembro.

 

As equipes também estão alocadas em áreas distintas realizando ações mitigadoras para as chuvas, garantindo que não haja paralisações no condomínio. Todos estão empenhados na execução.

Importante: durante o período chuvoso a manutenção das vias continuará sendo realizada pelo condomínio nos moldes dos períodos anteriores em que que não havia a infraestrutura, a empresa executora estará auxiliando neste sentido de forma colaborativa e voluntaria

A pavimentação da Portaria Central foi solicitada como uma demanda do condomínio, não para atender interesses específicos. Ressaltamos que a pavimentação segue um cronograma mais complexo, devido à logística do material betuminoso, produção na pedreira, e transporte. A qualidade do asfalto é garantida ao aplicar a base e a sub-base de toda a área antes da finalização.

Convidamos os condôminos a entrar em contato com o Departamento de Projetos da Administração para qualquer dúvida e para evitar a disseminação de informações incorretas.

Atenciosamente,
A Administração

2 Comentários

  1. Valdirene de Souza disse:

    Parabéns pelo trabalho.

    Moradora Q 05

  2. CLAUDIA RODRIGUES GARCIA VILELA disse:

    Boa noite!!! Iniciaram a pavimentação da entrada do condomínio, após a pavimentação da entrada central não concluíram a colocação do meio fio ! Isso da motivo para acharmos que existe uma paralisação e atraso das obras. Trabalharam no início até nos finais de semana, mas agora nos dias da semana está totalmente parado, inclusive levaram a máquina que faz a colocação de afasto. Causando a impressão de abandono e atraso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *