INF. 16/2013
INF. 16/2013 / JUN 2013 Brasília, 19 de junho de 2013.
REF.: A CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO EM SEU ART. 72 – PARÁGRAFO I DEFINE AS FUNÇÕES DA SÍNDICA – “REPRESENTAR O CONDOMÍNIO ATIVA E PASSIVAMENTE EM JUIZO OU FORA DELE, E PRATICAR OS ATOS DE DEFESA DOS INTERESSES COMUNS, NOS LIMITES DAS ATRIBUIÇÕES PREVISTAS EM LEI E NA PRESENTE CONVENÇÃO, NO REGIMENTO INTERNO E DEMAIS DELIBERAÇÕES APROVADAS EM ASSEMBLÉIA GERAL”.
Senhores condôminos(as)
Na data de hoje recebi de uma condômina um email onde o Sr. Kennedy Amorim convida a todos os condôminos para uma reunião com a Secretária de Regularização de Condomínios – SERCOND, no dia 20/06 às 16:30h. Gostaria de chamar a atenção de todos que as ações do Sr. Kennedy nesse sentido extrapolam o bom senso e ainda desrespeita a Convenção do Condomínio, passando por cima da Administração, que foi eleita por todos, e que legitimamente é a responsável por “adotar as providências cabíveis, objetivando a defesa do Condomínio e interesses comuns dos Condôminos” e só a Síndica pode “adotar providências junto aos órgãos públicos visando à regularização do parcelamento do Condomínio”, vide Art. 72, parágrafos VII e VIII da nossa Convenção!
Adianto que a administração sempre esteve ao lado dos condôminos, em defesa de seus direitos e com atitudes que possam, de fato, tornar o condomínio livre de ações que deixam a todos apreensivos. Nunca nos negamos ao diálogo, desde que pertinente aos interesses dos condôminos. Na penúltima derrubada, como todos devem saber, foram presos uma condômina e um funcionário do condomínio, pois ambos estavam lutando em defesa da moradia de todos! Sempre foi assim: quando há movimentos nesse sentido, disparamos torpedos a todos para que juntos, no mínimo, possamos impedir maiores estragos! O Condomínio ficou conhecido na região como o condomínio mais unido em relação às derrubadas. Que bom que fosse em relação a tudo, pois sabemos que muitas ocorrências aqui dentro é advinda de pessoas que com certeza têm outros interesses!Todos vinham e ativamente se uniam em torno da defesa da casa do outro, formado cordão humano e fortalecido pela vontade e perseverança! Sabemos que perder uma casa não é coisa fácil. É doloroso! É o sonho que se vê jogado ao chão, como entulho! Ninguém quer passar por isso e o nosso sentimento é de angústia e decepção. Todos esses sentimentos são normais e humanos. Mas devemos falar para o Sr. Kennedy que, quando qualquer condômino decide construir nesse condomínio na situação que ainda estamos vivenciando, ele está sujeito a essas dificuldades e a esses transtornos. A Administração não é culpada e nem responsável por essas ações. A casa do Sr. Kennedy não foi a primeira e nunca o vimos, diante das outras casas que se foram buscar a administração para ajudar os seus vizinhos! Nem mesmo a condômina que foi presa receber a sua solidariedade. Acredito que ele nem saiba quem é a condômina! As ações dentro do condomínio não podem ser isoladas, a bel prazer de um ou de outro. Elegeram uma administração, devemos confiar nas ações dessa administração e nos unir para buscar soluções e não achar que tem o direito de falar em nome do condomínio, sem que tenha sido devidamente recebido função para tal.
Temos que ter cuidado com esses pensamentos que só fazem mal ao condomínio. Isso demonstra a falta de união entre os condôminos. Sabemos que influências perniciosas estão a alimentar fatos e ações que trazem aparentemente conflitos. Não devemos alimentá-las, pelo contrário, devemos procurar ter equilíbrio, para juntos buscarmos soluções. Pois quem prega luta em interesse próprio está morando no lugar errado. Condomínio é uma comunidade, e condomínio ainda com as nossas características tem muito ainda a realizar e, portanto, luta e trabalho é o que nos aguarda a cada dia. Adianto ainda que LIMINAR NÃO É LICENÇA PARA CONSTRUIR! A Administração sempre esteve ao lado de todos e sempre estará! Mas não podemos admitir ações ilegítimas quando temos uma representação legítima, trabalhadora e dedicada ao nosso condomínio, que até agora, apesar de todas as dificuldades, organizou todos os processos para tirar o condomínio da ilicitude para a licitude! Que ofertou a todos vocês a concretização dos seus sonhos, fazendo de fato o condomínio existir e se consolidar! Não é justo que depois de tanto trabalho e dedicação, haja ainda esse tipo de ação! Estamos sempre tendo que ficar desperdiçando energias para esse tipo de atitude! Já não bastam as lutas externas que temos que travar? Acabamos de sair de 03 assembleias desgastantes e desnecessárias, com gastos desnecessários! Tudo isso gera cansaço, descrença e desestimula o trabalho e a luta! O que tenho a dizer a todos é que as minhas forças, ainda que muitas vezes minadas, a cada dia é alimentada por Deus e pelo compromisso que tenho com aqueles que acreditam em meu trabalho e na minha dignidade! O tempo passa e vamos conquistando aos poucos, com solidez, aquilo a que nos propomos! Maiores esclarecimentos serão dados com a reunião que marcamos para o dia 29/06/2013, às 09:00 h na administração do condomínio. Esperamos a presença de todos! A ADMINISTRAÇÃO!