INF.040/2015 USO INADEQUADO DA ÁGUA

INF.039/2015 RECADASTRAMENTO DOS CARTÕES DE ACESSIBILIDADE
13/07/2018
INF.042/2015 ENCONTRO AGOSTINO NO GAZEBO – DIA 07/08/2015 A PARTIR DAS 19:00h
13/07/2018

INF.040/2015 USO INADEQUADO DA ÁGUA

INF.040/2015 USO INADEQUADO DA ÁGUA
INF.040/jul2015 Brasília, 16 de julho 2015.

INF.: USO INADEQUADO DA ÁGUA

Senhores Condôminos,
Todo ano, à medida que termina o período de chuva, fazemos uma análise do fluxo da água e sua utilização pelos condôminos. Após isso começamos a verificar que o consumo sobe substancialmente, numa escala que alcança em torno de 100% a mais que no período de chuva. Diante desse aumento súbito, começamos a acompanhar o comportamento, de modo geral, de como está sendo o consumo de água e por que aumenta tanto. Vários fatores contribuem para esse aumento:
1. Molhar grama e rua;
2. Esvaziar e encher quase que semanalmente piscinas;
Esses dois componentes são os vilões que sobrecarregam o sistema, diminuindo a pressão dos poços e com isso prejudicando alguns setores do condomínio, e por tabela, essa água não chega com a pressão e quantidade devida onde deveria chegar normalmente.

Chamamos a atenção para esses fatores! Temos planejamento de poços, com vazão suficiente para atender a todo o condomínio, inclusive quando sua população alcançar a densidade prevista – 6.000 mil moradores.
Pensamos que devemos refletir sobre quatro aspectos:

1. É normal encher piscina com água da torneira ou contratar um caminhão pipa?
2. É normal trocar água da piscina ou tratá-la devidamente, toda semana?
3. É comum molhar ruas e gramas, indiscriminadamente, a qualquer hora, ou como vemos, quase que o sistema ligado o dia todo, sem a menor responsabilidade com o uso da água?
4. Se houvesse hidrômetro, usaríamos á água como usamos agora?
5. Estamos nos preocupando com possíveis vazamentos em nossa tubulação individual?
Precisamos pensar nesses aspectos! Temos que nos preparar para o período de seca e sabemos que nessa época os mananciais que alimentam os poços sofrem perdas, e com isso sofremos na capacidade de fornecimento de água. Portanto, devemos ter o cuidado sempre que formos usar a água fora do consumo humano, para não faltar para o essencial.

Estamos com estudos quase conclusos para começar a colocar hidrômetro em todas as unidades residenciais; essa medida deverá conter o uso indevido de água e com isso teremos o controle efetivo da
da capacidade dos mananciais. Lembramos que em todo o Brasil temos campanha de uso responsável da água! Quanto mais racionamos, mais ganhamos e, se Deus quiser, nunca faltará!
Atenciosamente,
A Administração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *