INF.104/ADM/SET/2018 – OCORRÊNCIAS DE FURTOS NO CONDOMÍNIO – ORIENTAÇÕES E REFORÇO NA SEGURANÇA

INF. 103/ADM/SET/2018 – PUBLICAÇÃO DO DECRETO DE MUROS E GUARITAS DO DF
13/09/2018
CONVERSA COM CANDIDATOS 2ª PARTE
21/09/2018

INF.104/ADM/SET/2018 – OCORRÊNCIAS DE FURTOS NO CONDOMÍNIO – ORIENTAÇÕES E REFORÇO NA SEGURANÇA

Brasília, 18 de setembro de 2018.

Prezados Condôminos,

Na última semana, o condomínio foi alvo de 5 ocorrências de furtos em residências, à luz do dia.

Só na sexta-feira passada, dia 14, foram 4 episódios, ocorridos no mesmo conjunto: em 2 casas, não levaram nada; em outra, levaram uma arma de pressão e na última casa esqueceram até uma mochila, fruto de outro roubo, levando, ainda, um notebook e um vídeo game.

Das 4 casas citadas acima, 2 estão vazias, inabitadas. Das outras duas, uma está habitada e a outra é usada como escritório esporadicamente. Porém, TODAS possuíam objetos em seu interior.

A quinta ocorrência aconteceu ontem, dia 17/09, onde foi identificado, no ato da descoberta, o furto de um vídeo game, uma mala e um relógio.

Em nenhuma das residências habitadas houve arrombamento. Nas demais, as janelas e uma porta dos fundos foram forçadas. Com isso, foi verificado pontos de acesso facilitado nessas residências.

Essas ocorrências estão sendo exaustivamente analisadas.

A Administração tem investido recorrentemente na segurança do condomínio, inclusive modificando as Regras de Acesso, que nem sempre são cumpridas. Além disso, os rondas são frequentemente treinados e passam por cursos de atualização em sistemas de segurança. Nosso condomínio é um dos poucos da região que possui autorização da Polícia Federal para atuação como segurança orgânica, o que significa que podemos operar com vigilantes e não apenas com vigias.

O problema da falta de segurança não ocorre somente em nosso condomínio. Ele também afeta toda a região do Jardim Botânico e do Altiplano, tendo, muito recentemente, casos de invasão a residências nos condomínios vizinhos.

Atualmente, contamos com 4 supervisores de segurança, 20 rondas e 14 porteiros trabalhando 24h do condomínio, 7 dias por semana. A contratação de mais pessoal está sendo estudada e a instalação de câmeras e sistemas de segurança no condomínio exige um alto custo que precisa ser aprovado em ASSEMBLEIA. Se for esta a demanda da comunidade, faremos a reunião para que todos decidam por essa solução.

Aqui, a questão da segurança é agravada por estarmos justamente mais vulneráveis devido à falta de barreiras mais efetivas e que, até que possamos construir um novo muro com segurança jurídica e com as licenças, precisamos investir, todos, em maiores procedimentos de segurança em nossas residências.

Enfatizamos que a Administração NÃO PODE CONSTRUIR MUROS E ALAMBRADOS SEM AS DEVIDAS LICENÇAS. Lembramos que, no ano de 2012, o condomínio arrecadou mais de 2 milhões em taxas extras para a execução do projeto de muros e alambrados mas, ainda assim, a Agefis derrubou as cercas, justamente por não haver autorizações para tal.

O fato é que há muita gente circulando nos condomínios. Alguns prestadores de serviço já encerraram as atividades para as quais foram contratados. Porém, o encerramento deste contrato não foi informado à Administração. Consequentemente, o cadastro dele continua válido na portaria. Há uma grande movimentação de prestadores de serviços temporários que, segundo as Regras de Acesso, deveriam ter seus cadastros atualizados sempre que passassem a atender outra unidade, mas não estão com o cadastro em dia.

Em outros casos, já averiguamos condôminos que entregam seus cartões de acesso a terceiros sem a devida autorização e cadastro para entrar no condomínio. Além disso, nossos rondas relatam, com frequência, a saída de condôminos em suas residências que deixam portões, janelas e até portas abertas. Neste caso, eles avisam aos proprietários e se dedicam mais às imediações até que o problema seja resolvido.

Importante lembrar que apesar do esforço de nossos rondas, o condomínio é muito grande e não possui muros. Várias ações já foram feitas no sentido de minimizar essas ocorrências, porém sabemos que o trabalho precisa ser conjunto: Administração e condôminos.

Neste sentido, a Administração vem alertando e modificando seus procedimentos de segurança, até mesmo com campanhas educativas. É bom relembrar os casos ocorridos e o que já foi feito pelo nosso condomínio, em função deste assunto. Veja os links abaixo:

Assim, solicitamos, mais uma vez, que sigam as orientações elencadas nas regras de acesso. Ainda, reforcem a segurança em suas residências para minimizar a ação de pessoas má intencionadas, que visam as unidades mais vulneráveis.

Não dê o cartão de acesso a terceiros não autorizados; não deixe portões, janelas e portas abertas; reforcem a segurança dos muros; é imprescindível que relatem movimentação estranha nas imediações ligando para o nosso ronda no número: 9 9687-2257.

Da parte da Administração, faremos novamente ajustes à atual política de segurança, quais sejam:

  • Revisão e reforço nas rotas da ronda, com vistas a aumentar a cobertura nas regiões de cercas e grades;
  • Aumento do número de câmeras em toda a área que faz divisa com a DF-001;
  • Incrementação na iluminação nessa divisa.

Lembrando que a responsabilidade é de todos nós. Também estamos abertos a sugestões e, em caso de soluções que onerem o condômino, levaremos à Assembleia para que a comunidade possa tomar a melhor decisão.

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

 

Atenciosamente,

Administração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *