Prezados Condôminos,
Janeiro foi um mês muito movimentado e muito positivo para o Estância.
Em janeiro, nosso PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS – PRAD foi autorizado pelo IBRAM. Isso significa um grande passo rumo à execução das nossas obras de infraestrutura.
Também foram discutidas as melhorias para o nosso bairro, em projeto de Parceria Público-Comunitária de iniciativa da nova Administração do Jardim Botânico.
Confiram as agendas!
10 DE JANEIRO
No dia 10 de janeiro, a Administração do CEQA, junto à lideranças comunitárias, reuniram-se na sede do Movimento Comunitário do Jardim Botânico para apresentar ao novo administrador do JB, João Carlos Lóssio, os problemas e as demandas do bairro.
17 DE JANEIRO
No dia 17 de janeiro, a Administração do CEQA e condôminos receberam o novo Administrador do jardim Botânico para um café da manhã no condomínio. Na ocasião, foram apresentadas as principais demandas da nossa comunidade e o administrador se propôs a auxiliar no que for possível tornando-se um verdadeiro parceiro da comunidade.
18 DE JANEIRO
No dia 18 de janeiro, a Administração e o corpo jurídico do CEQA reuniram-se com o Secretário Dr. Mateus Leandro de Oliveira, da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação – SEGETH e equipe.
Nessa ocasião foram apresentadas as principais demandas da nossa comunidade, em especial, a continuidade acordo firmado com o GDF e o requerimento para a Regularização Urbana Fundiária Específica – Reurb protocolado pelo condomínio na SEGETH em 03 de Agosto de 2017, com base no que dispõe a Lei nº 13.465/17 (Lei de Regularização Fundiária) de 11 de julho de 2017.
A nova equipe foi bastante receptiva e sinalizou na direção de dar continuidade às tratativas realizadas, bem como, de avançar e adotar as soluções cabíveis para a regularização do Estância.
19 E 21 DE JANEIRO
Nos dias 19 e 21 de Janeiro, a Administração do CEQA participou de reuniões com representantes e lideranças comunitárias, o Administrador do JB, João Carlos Lóssio e secretários do GDF, na sede do Condomínio Solar de Brasília.
Na ocasião, o Administrador lançou o programa de Parcerias Público-Comunitárias, uma iniciativa da Administração Regional e do Governo do Distrito Federal que contará com a participação ativa das comunidades, com o objetivo de dar prosseguimento às suas demandas, com mais celeridade.
Dentre os assuntos discutidos, citamos a construção de ciclovias, uma demanda urgente da comunidade do Estância. Além disso, outras iniciativas também foram discutidas, tais como o plantio de grama e mudas nativas ao longo das áreas externas dos condomínios até a QI 29.
No dia 21/01, a reunião ocorreu com o Administrador do JB e secretários do GDF para discutir também os encaminhamentos referentes às melhorias ao nosso bairro (construção de ciclovias, plantio de gramas e mudas). Os secretários, dentro de suas atribuições, já iniciaram, na mesma semana, os encaminhamentos necessários junto à Novacap e demais órgãos competentes.
22 DE JANEIRO – ASSINATURA DO PRAD!
Uma das agendas mais esperadas pela comunidade aconteceu no dia 22 de janeiro.
Neste dia foi assinado, pelo presidente do IBRAM, Edson Duarte, a autorização para a execução do nosso Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD. Uma vez assinado e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, o próximo passo é a aprovação dos projetos executivos de drenagem e pavimentação pela Novacap.
Com esta primeira vitória, cumpriremos um dos primeiros requisitos para a obtenção das licenças necessárias à execução de nossas obras.
Um primeiro passo, e gigantesco, rumo à nossa infraestrutura! Um passo seguro, com segurança jurídica, sem riscos, dentro da legalidade!
23 DE JANEIRO
no dia 23 de janeiro, a Administração e o corpo jurídico do CEQA participaram de reunião com a nova equipe da Procuradoria-Geral do DF, para apresentar à Procuradora-Geral, Ludmila Lavocat Galvão Vieira, o atual cenário jurídico de nosso condomínio.
O objetivo foi debater e tratar dos processos que envolvem o Estância, falar sobre o acordo com o GDF, sobre a ação da Reurb e a Ação Civil Pública, enfim, todas as questões jurídicas relacionadas ao nosso parcelamento e a busca para as soluções dessas ações. A reunião foi bastante produtiva, com encaminhamentos a serem realizados junto à Segeth e Terracap.
30 DE JANEIRO
Dia de duas reuniões.
Na primeira, a Administração participou de reunião com o Administrador do JB, João Carlos Lóssio, com o presidente do Ibram, Edson Rocha, a ex-procuradora do DF e consultora jurídica do CEQA, Dra. Vera Amorelli e lideranças comunitárias, para dar sequência aos encaminhamentos necessários à execução do PRAD, cuja autorização será publicada hoje, dia 31/01 no DODF. Foram discutidas questões referentes à obtenção das licenças e das compensações ambientais necessárias. Em breve, a Administração publicará informações mais esmiuçadas e realizará encontro com a comunidade para mais detalhes sobre o PRAD e as obras de infraestrutura.
A segunda reunião foi com representantes do DER, a convite do Administrador do Jardim Botânico, para tratar das questões acerca da Parceria Público-Comunitária. O projetos de autoria das comunidades do JB e Altiplano, dentre eles do Estância, foram apresentados pelo Administrador ao Diretor de Operações do DER. Os trâmites para autorização serão operacionalizados pelo próprio DER.
AÇÕES ADMINISTRATIVAS PARA A COMUNIDADE
Aproveitamos para lembrar que no mês de janeiro, iniciamos duas importantes ações, que beneficiarão diretamente a nossa comunidade: a instalação dos HIDRÔMETROS e a instalação das CÂMERAS DE SEGURANÇA ao longo do perímetro externo do condomínio, em frente à rodovia DF 001.
Relembre os detalhes nos Informativos INF.116 (https://bit.ly/2DL4eqh) e INF.117 (https://bit.ly/2FwgGfR).
Continuamos firmes nas agendas com as equipes do novo governo para dar andamento às nossas tratativas. Vamos, passo a passo, construindo um futuro promissor para o Estância
ATENCIOSAMENTE,
ADMINISTRAÇÃO