INF.: 192/ADM/DEZ/2019 – REGULARIZAÇÃO EM DEBATE: UNICA-DF E SECRETÁRIO DO GOVERNO SE REÚNEM PARA DISCUTIR DECRETO
03/12/2019INF.: 194/ADM/DEZ/2019 – NOVA POLIGONAL DO JARDIM BOTÂNICO E REGULAMENTAÇÃO DOS ALVARÁS DE CONSTRUÇÃO EM SETE DIAS: AGENDAS POSITIVAS DESTA SEMANA
06/12/2019
Todos os moradores provavelmente têm reparado que, nos últimos dias, as pequenas quedas de energia, que às vezes duram segundos, estão se tornando cada vez mais constantes, e até mesmo diárias. Essas falhas, em geral, são causadas por defeitos na rede de distribuição da CEB e afetam não apenas o Estância. E, com a chegada das chuvas, a situação ainda fica pior, já que os ventos e a água costumam agravar falhas pré-existentes. Se somarmos a este quadro o risco das descargas elétricas, provocadas por raios, chegamos facilmente à conclusão de que nunca é demais recomendar que todos os condôminos se protejam.
Existem vários meios para reduzir o risco de prejuízos neste período. Para reduzir as chances de queima de aparelhos, com as constantes quedas de energia, os equipamentos eletrônicos mais sensíveis, como TVs e computadores, podem ser ligados a estabilizadores de tensão, desses modelos vendidos em lojas de informática. Os principais modelos desligam imediatamente quando há um surto na rede elétrica, poupando aquilo que está ligado a eles.
RAIOS – COMO PROTEGER SEUS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS?
Os riscos impostos pelos raios podem ser reduzidos, com o uso de filtros protetores contra raios, conectados às tomadas, que são pequenos aparelhos, facilmente encontrados em lojas de material elétrico e de utilidades. Protetores do tipo DPS (Dispositivo Protetor de Surto) podem ser instalados junto aos disjuntores do quadro geral, protegendo toda a residência. Já existem também modelos específicos para portões eletrônicos, geralmente as primeiras vítimas dos surtos elétricos.
Nenhum destes cuidados, no entanto, substitui a prudência. Jamais utilize celulares conectados a carregadores, durante chuvas, tempestades de raios, ou mesmo em ambientes úmidos. Durante as chuvas, com ocorrência de raios, evite ao máximo tocar em aparelhos conectados à rede, como geladeiras e chuveiros, por exemplo. De preferência, esteja calçado. Evite também áreas parcialmente ou totalmente abertas, como varandas e quintais.
Com alguns cuidados, é possível prevenir prejuízos ou acidentes desnecessários, durante quedas de energia ou chuvas com raios.
1 Comentário
Outra maneira de proteção é contratando um seguro residencial! Sou morando do condomínio e consultor de seguros, fiz uma apólice com cobertura de danos elétricos e consegui acionar para o portão elétrico e uma TV.