INF.: 193/ADM/DEZ/2019 – FALHAS NO FORNECIMENTO E RISCOS DURANTE AS CHUVAS: COMO VOCÊ PODE SE PROTEGER?

INF.: 192/ADM/DEZ/2019 – REGULARIZAÇÃO EM DEBATE: UNICA-DF E SECRETÁRIO DO GOVERNO SE REÚNEM PARA DISCUTIR DECRETO
03/12/2019
INF.: 194/ADM/DEZ/2019 – NOVA POLIGONAL DO JARDIM BOTÂNICO E REGULAMENTAÇÃO DOS ALVARÁS DE CONSTRUÇÃO EM SETE DIAS: AGENDAS POSITIVAS DESTA SEMANA
06/12/2019

INF.: 193/ADM/DEZ/2019 – FALHAS NO FORNECIMENTO E RISCOS DURANTE AS CHUVAS: COMO VOCÊ PODE SE PROTEGER?

Todos os moradores provavelmente têm reparado que, nos últimos dias, as pequenas quedas de energia, que às vezes duram segundos, estão se tornando cada vez mais constantes, e até mesmo diárias. Essas falhas, em geral, são causadas por defeitos na rede de distribuição da CEB e afetam não apenas o Estância. E, com a chegada das chuvas, a situação ainda fica pior, já que os ventos e a água costumam agravar falhas pré-existentes. Se somarmos a este quadro o risco das descargas elétricas, provocadas por raios, chegamos facilmente à conclusão de que nunca é demais recomendar que todos os condôminos se protejam.

 

Existem vários meios para reduzir o risco de prejuízos neste período. Para reduzir as chances de queima de aparelhos, com as constantes quedas de energia, os equipamentos eletrônicos mais sensíveis, como TVs e computadores, podem ser ligados a estabilizadores de tensão, desses modelos vendidos em lojas de informática. Os principais modelos desligam imediatamente quando há um surto na rede elétrica, poupando aquilo que está ligado a eles.

 

RAIOS – COMO PROTEGER SEUS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS?

 

Os riscos impostos pelos raios podem ser reduzidos, com o uso de filtros protetores contra raios, conectados às tomadas, que são pequenos aparelhos, facilmente encontrados em lojas de material elétrico e de utilidades. Protetores do tipo DPS (Dispositivo Protetor de Surto) podem ser instalados junto aos disjuntores do quadro geral, protegendo toda a residência. Já existem também modelos específicos para portões eletrônicos, geralmente as primeiras vítimas dos surtos elétricos.

 

Em residências em que o eletricista tenha instalado barras para aterramento ligadas diretamente às tomadas, a norma NBR 5410 determina que um dispositivo DPS também seja instalado entre o aterramento e o neutro da rede elétrica. Neste caso, é importante buscar orientação técnica qualificada,  de um profissional qualificado.

 

Nenhum destes cuidados, no entanto, substitui a prudência. Jamais utilize celulares conectados a carregadores, durante chuvas, tempestades de raios, ou mesmo em ambientes úmidos. Durante as chuvas, com ocorrência de raios, evite ao máximo tocar em aparelhos conectados à rede, como geladeiras e chuveiros, por exemplo. De preferência, esteja calçado. Evite também áreas parcialmente ou totalmente abertas, como varandas e quintais.

 

Com alguns cuidados, é possível prevenir prejuízos ou acidentes desnecessários, durante quedas de energia ou chuvas com raios.

1 Comentário

  1. Guilherme Monteiro disse:

    Outra maneira de proteção é contratando um seguro residencial! Sou morando do condomínio e consultor de seguros, fiz uma apólice com cobertura de danos elétricos e consegui acionar para o portão elétrico e uma TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *