INF.: 198/ADM/DEZ/2019 – MOVIMENTO COMUNITÁRIO DO JARDIM BOTÂNICO: RELATÓRIO DE ATIVIDADES E PROGRAMA PARA 2020, APROVADOS PELA COMUNIDADE!

INF.: 197/ADM/DEZ/2019 – URBANIZAÇÃO NO ESTÂNCIA, PARTE 2: UM PLANO DE TRABALHO PARA OS PRÓXIMOS MESES
12/12/2019
INF.: 199/ADM/DEZ/2019 – VAI VIAJAR? FIQUE ATENTO À SEGURANÇA!
17/12/2019

Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o MCJB, movimento comunitário do qual o Estância é integrante, apresentou à comunidade seu relatório de atividades para 2019 e seu plano de trabalho para o próximo ano, que se inicia com a aprovação dos novos limites da Região Administrativa do Jardim Botânico, que agora inclui toda a região do Tororó, Mangueiral e Altiplano Leste. Na ocasião, também homenageou o Administrador Regional, João Carlos Lóssio, um grande parceiro nas conquistas junto ao governo.

Atualmente, o MCJB é a maior Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) no campo comunitário, representando 60 mil pessoas, que vivem em 55, dos 67 condomínios da região – 9 em cada 10 habitantes do Jardim Botânico! Além destas, 457 pessoas são atendidas pelos 76 projetos, comissões e ações comunitárias em andamento, como os catadores de lixo,que tiram seu sustento, de forma digna, da coleta seletiva, aqui no Estância.

O ano que se encerra marcou um enorme avanço na agenda de regularização dos condomínios da região, destravando processos paralisados há anos. Em parceria com o GDF, o 2º Workshop de Regularização, junto ao 1º Workshop de Urbanização, foi realizado, com a presença de todas as áreas técnicas envolvidas, nivelando o conhecimento dos administradores desses parcelamentos. No campo ambiental, um Acordo de Cooperação Técnica com o GDF pretende transformar o Jardim Botânico na primeira Região Administrativa do DF, totalmente, Lixo Zero; e a 3ª Feira Ambiental do Jardim Botânico foi realizada, em parceria com o Jardim Botânico de Brasília, recuperando e doando uma área que estava desativada.

Para o próximo ano, além da continuidade de todos os trabalhos em execução e da participação ativa na discussão do PDOT, que vigorará até o ano de 2030, podendo abrir caminho para a regularização do Estância, o MCJB já firmou parceria com a Associação dos Empreendedores do Tororó, e dará início ao mapeamento de todas as nascentes da região, ampliando, assim, sua pauta pela preservação do meio ambiente.

2020 será um ano de grandes realizações para toda a comunidade do Jardim Botânico, e o Estância está, não apenas incluído, mas trabalhando ativamente em conjunto por cada conquista. Que seja um ano de muita luta e muitos êxitos!

1 Comentário

1. Confiamos nessa conceituada equipe da administração do CEQA e contamos com o apoio da administração do Jardim Botânico e demais Instituições do GDF, a fim de que possamos vir realizar os nossos sonhos da legalização do nosso condomínio.