INF.: 273/ADM/OUT/2020 – RATEIO PARA MANUTENÇÃO DA REDE DE ÁGUA: FIQUE ATENTO! A COBRANÇA DOS MAIORES CONSUMIDORES COMEÇA EM DEZEMBRO

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INF.: 273/ADM/OUT/2020 – RATEIO PARA MANUTENÇÃO DA REDE DE ÁGUA: FIQUE ATENTO! A COBRANÇA DOS MAIORES CONSUMIDORES COMEÇA EM DEZEMBRO

A partir do dia 16 de novembro, terá início o ciclo de leitura dos hidrômetros, que servirá de base, em dezembro, para o início da cobrança da taxa de manutenção da rede de captação e distribuição de água potável, incidente sobre o consumo que exceder os 35m³, ou 35 mil litros de água, mensais.Segundo dados da última leitura, referente ao mês de setembro, 82% das casas ficarão livres de qualquer cobrança, enquanto as demais pagarão taxas que partem dos 50 reais.

 

 

Esta foi uma decisão tomada em Assembleia Geral Ordinária (ceqa.com.br/ago2020), como forma de reduzir as distorções no consumo de água. Mesmo diante de um racionamento severo, pela dificuldade em captar e distribuir a água, há residências que ultrapassaram, em muito, os 200 mil litros mensais, e, em especial, há um caso em que o consumo chegou a mais de 300 mil litros, o que equivale ao consumo médio de mais de 12 residências,localizadas em lotes de igual tamanho! E, se sobrou água nessas residências, faltou em muitas outras, especialmente, nos pontos de baixa pressão da nossa rede, que é mal dimensionada e será reconstruída.

 

Todas as residências já receberam o demonstrativo de consumo, referente ao mês de setembro, e as informações também estão à disposição, no aplicativo e no site da Área do Condômino, em MEUS CONSUMOS (app), ou em CONSUMOS (site). Recomendamos que você observe sua faixa de consumo, em outubro e, quando disponível, em novembro. Caso perceba que a leitura está acima do esperado, verifique eventuais vazamentos, especialmente em descargas, torneiras, máquinas de lavar, entre outros. A Administração está à disposição para orientação.

 

 

Se você se enquadra nas hipóteses de incidência de taxas, verifique o que pode fazer para economizar. A água é um bem escasso, não pode mais ser considerada como abundante. É preciso ser responsável, inclusive, porque não podemos simplesmente abrir novos poços! Cada nova perfuração depende de autorização do Poder Público, e obtê-la, é um desafio demorado e nem sempre bem-sucedido. Temos uma outorga para dois novos poços, e estamos aguardando a chegada do material para que as obras sejam iniciadas. Se não houver responsabilidade, em base individual, mesmo com esse aumento, estimado em 50% na captação de água, pode ser que continuemos enfrentando racionamentos e desabastecimento, no futuro.

 

Relembramos que instituir a taxa não é uma tentativa de arrecadar dinheiro, e sim uma prática comum, em outros condomínios, de conscientizar para o consumo excessivo. Caso tenha um problema, não deixe de buscar ajuda! Abra um ticket, em nosso sistema de atendimento eletrônico. Para acesso ao aplicativo ou ao site da Área do Condômino, para verificar seu consumo ou para solicitar atendimento, entre em ceqa.com.br/condomino. Lá você também encontra o passo a passo para definir senha e obter acesso.

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