Com a retomada das rotas aéreas e a liberação gradual nas restrições, relativas ao enfrentamento da pandemia, muitos condôminos já começam a planejar suas viagens, para curtir férias ou para rever parentes. Essas casas ficam um longo período sozinhas, e nunca é demais reforçar alertas de segurança, para evitar sustos.
Todos os anos, a Administração oferece aos moradores um esquema de ronda especial da segurança. Envie um e-mail para a nossa portaria, [email protected], com o seu endereço, as datas de saída e de chegada, e um telefone de contato atualizado. Com base nestas informações, planejaremos verificações regulares a cada passagem da ronda motorizada. Em caso de problemas, a segurança poderá tomar medidas necessárias para garantir a integridade da sua residência.
Além da vigilância, viagens exigem cuidados especiais para evitar acidentes. Retire das tomadas todo e qualquer eletrodoméstico (sobretudo eletrônicos), que não precisem ficar ligados; feche registros hidráulicos (cuidado com filtros de água, alguns podem “estourar” e alagar sua casa!); recolha objetos de valor que fiquem expostos, inclusive brinquedos e bicicletas. E não se esqueça dos cuidados com a dengue! Recolha vasilhames de animais domésticos, cubra sua piscina, esvazie e limpe a bandeja externa de sua geladeira (em geral, acima do motor), tampe vasos sanitários e ralos.
Avisar a alguém de confiança, como um vizinho ou um amigo que more próximo, pode ser de grande utilidade. Deixar uma cópia da chave com algum parente, que tenha a disponibilidade de vir ao imóvel, com alguma regularidade, pode ser outra garantia de tranquilidade nas férias.
Câmeras que possam ser visualizadas pela internet, timers ou relês fotoelétricos (que ligam a iluminação externa com o cair da noite), além dos alarmes, são tecnologias que estão à disposição e que não custam caro. Há modelos de câmeras wi-fi baratas, que precisam apenas ser posicionadas em um local apropriado. Algumas possuem visão ampla, outras podem ser direcionadas em vários ângulos, através do aplicativo de celular.
Há modelos de câmeras simples e baratas, que não dependem nem mesmo de mão de obra especializada para instalação.
Com alguns cuidados, é possível manter a casa segura, durante a sua viagem. O Estância investe, constantemente, em monitoramento e rondas ostensivas, para reduzir a possibilidade de furtos em sua área. Conte conosco no que for possível!