Estamos realizando obras de instalação da nova rede de água potável, em substituição à antiga. Atualmente, este trabalho ocorre na quadra 2, e envolve a escavação das calçadas. Como comunicamos anteriormente (clique aqui), há um volume extra de trabalho para remover plantas e árvores que estejam plantadas na área das calçadas, e, quem deseja manter sua árvore deve, o quanto antes, providenciar o transplante para o interior do lote.
Esta não é a única dificuldade observada. Pelas calçadas, também há tubos para energia elétrica, e tubos para a fibra ótica, das operadoras de TV ou internet. Quando as escavações vão ocorrer, a posição de passagem das tubulações é estimada com base na posição da caixa destinada à instalação do relógio medidor de consumo de energia, popularmente chamado de “padrão”. Esta parte é escavada à mão, para evitar que o maquinário provoque algum acidente, como o rompimento da fibra ou um curto circuito na rede elétrica. Ação que está sendo bem eficiente.
Mas há casos em que, mesmo tomando todos os cuidados, há o rompimento da fibra ótica, porque a tubulação para a fibra passa por um local totalmente distinto da tubulação para a rede elétrica. Uma situação que só pode ser prevista se for observado, no lote, o ponto em que o tubo (em geral, um tubo plástico preto) sai rumo ao telhado ou caixa de passagem. Caso você acredite que este seja o seu caso, pedimos que sinalize, ao funcionário da Administração que acompanha a execução das obras, prevenindo incidentes.
Quando a fibra é rompida, é necessário que a manutenção da operadora seja acionada, para providenciar a troca do cabo ótico. O pedido só pode ser realizado pelo condômino titular do contrato. Não é possível que a Administração ou a empresa responsável pela obra façam qualquer reparo ou emenda no cabo ótico.
Lembramos, também, que rampas e calçadas anteriormente construídas serão afetadas. Observe as orientações dos colaboradores, em relação ao acesso às residências durante as obras!