Este informativo faz parte de uma série de oito publicações, com dados importantes para a nossa Assembleia Geral Ordinária, quando votaremos as contas do período de 2020. Ele traz um compilado de informações do que foi feito pelas diretorias Administrativa, Institucional e Financeira, para além do trabalho corriqueiro de cada setor.
DIRETORIA ADMINISTRATIVA
O Estância é um loteamento que, em população, é maior que, ao menos, 1.573 municípios brasileiros. Segundo dados demográficos da nossa região, é possível estimar que, num futuro próximo, mais de seis mil pessoas morem aqui. Pessoas que demandam serviços básicos, e que dependem do trabalho da Administração. Nos últimos anos, todas as diretorias têm feito um grande esforço, a fim de melhorar os processos, economizando recursos, melhorando a segurança e, também, o atendimento ao condômino.
Isso se traduziu, por exemplo, na migração dos canais de atendimento para o aplicativo Área do Condômino, em setembro. Um chamado, aberto no aplicativo, pode ser acompanhado, para que não fique sem solução, uma realidade muito diferente de um passado próximo, em que tudo era solicitado verbalmente. Mesmo as solicitações presenciais de atendimento, geram registros no aplicativo.
Como resultado, temos, registrados, 1.270 atendimentos, em 2020, com datas de solicitação, encerramento, e funcionários responsáveis. Podemos, por exemplo, criar um ranking com as necessidades mais comuns, para planejar a forma de trabalho dos nossos colaboradores. E, para os condôminos, fica a certeza de que suas solicitações foram vistas, e que estão sendo atendidas.
APLICATIVO
Todos os condôminos possuem acesso ao aplicativo Área do Condômino, e podem acessar boletos, retificar dados cadastrais, reservar áreas de lazer, abrir tickets de atendimento, votar em assembleias virtuais, acompanhar seu consumo, e acessar a prestação de contas mensal, com demonstrativos de receitas, despesas e inadimplência. 1.202 condôminos já realizaram, ao menos, um acesso. Caso você nunca tenha realizado seu acesso, há um manual em ceqa.com.br/condomino.
ASSEMBLEIAS VIRTUAIS
Por força dos Decretos de enfrentamento à pandemia, todas as assembleias programadas para 2020, precisaram ser canceladas, até que, em junho, a sanção da Lei 14.010 permitiu a realização das assembleias condominiais, na forma virtual. Assim, realizamos uma Assembleia Geral Extraordinária, para votar as alterações orçamentárias na obra do PRAD; e uma Ordinária, para aprovar as contas de 2019, o plano de trabalho para 2020, o projeto do modelo padrão de calçadas, e o rateio para a manutenção da rede de distribuição de água potável, cobrado das unidades que apresentem consumo superior a 35m³.
Para garantir a máxima transparência do processo, todos os documentos, informativos e vídeos, com a abertura de cada assembleia, estão disponíveis em https://ceqa.com.br/age2020 e https://ceqa.com.br/ago2020.
SEGURANÇA
Em 2020, começamos a traçar estratégias junto a um grupo de moradores voluntários, que se disponibilizaram a fazer parte da Comissão de Segurança. Esta comissão tem o papel de auxiliar no planejamento e acompanhamento do trabalho dos rondas e portarias, e já se reuniu em duas ocasiões, para dar início à construção de um relatório de avaliação. Alguns desses moradores são parte das forças policiais, advogados, gestores públicos ou operadores da área do direito. Os trabalhos continuam em andamento!
OBRAS
Há duas grandes obras acontecendo no Estância, neste momento. A primeira delas é a do PRAD, e, sobre ela, publicamos um balanço, referente ao ano de 2020 (leia aqui).Há, também, a nova rede de água potável, que obedece a um projeto técnico, alinhado com os padrões da Caesb, e dimensionado para um condomínio com 100% de ocupação (saiba mais sobre a execução, aqui).
Carretas com tubulações em PEAD, para a nova rede de água potável
Dois poços foram perfurados, e já temos novos reservatórios instalados (leia aqui). Há, também, um esforço permanente para a manutenção das vias e acessos, sobretudo, após as chuvas fortes, a cargo das equipes de campo.
Manutenção de vias danificadas pelas chuvas, em 11/03/2020
CALÇADAS E PAISAGISMO
Em 2020, aprovamos o novo projeto para as calçadas, em atendimento às leis de acessibilidade. Agora, nesta Assembleia Geral Ordinária, vamos discutir se a construção será feita de forma individual, ou se uma empresa será contratada para executar todas as calçadas, com o custo, por unidade, repassado aos condôminos. Já o projeto de paisagismo, que inclui parâmetros sobre o que plantar nas calçadas, está em desenvolvimento, e já passou pela fase de ouvir a comunidade. Ao término, será este projeto que dará identidade ao Estância que sempre sonhamos!
TRÂNSITO
Aprimoramos, também, alguns procedimentos, para otimizar o atendimento da portaria central, com o objetivo de atender melhor ao grande fluxo de entrada e saída, em alguns momentos do dia. Como exemplo, foi implementada a inversão de sentido da guarita de saída, para que seja possível identificar mais de um visitante por vez; e,agora, há um funcionário dedicado aos contatos, pelo aplicativo, respondendo diretamente aos pedidos, por meio da função “Fale com o Porteiro”, reduzindo o tempo para a liberação.
Inversão de sentido na portaria central: maior velocidade no atendimento
Em relação às demais portarias, continuamos aguardando a definição do DER, quanto à duplicação do trecho da DF-001, que passa em frente ao Estância.
DIRETORIA INSTITUCIONAL
O ano que passou também trouxe importantes avanços institucionais, apesar do regime de teletrabalho, adotada pelo Governo do Distrito Federal. Havíamos encerrado 2019 com duas importantes novidades: a nova poligonal do Jardim Botânico, e o início das tratativas com a Secretaria de Governo (leia aqui), relativas à regularização fundiária, com base no, então, recém publicado Decreto nº 40.254/2019, de autoria do Governador, Ibaneis Rocha. Temas importantes não apenas pelo fato de afetarem o Estância, mas porque deles participam representantes do nosso condomínio.
Em janeiro de 2020, uma reunião (leia aqui) com o presidente da Terracap, Izídio Santos, e com Hamilton Lourenço Filho, Diretor Técnico, pautou os processos de regularização dos condomínios em áreas públicas, o que é o nosso caso, por força de decisão judicial, e nos permitiu apresentar demandas antigas e urgentes da nossa comunidade.
Alcançamos, então, um novo patamar na nossa relação institucional com diversas secretarias ligadas à questão fundiária, muito importante para que pudéssemos construir caminhos que nos permitiram solicitar a extensão das obras de drenagem pluvial e pavimentação, de todos os conjuntos e avenidas que não estão contemplados pelo PRAD, como meio de impedir novos danos ambientais e preservar a vegetação e as nascentes da região. O Estudo Técnico está, agora, em fase de análise.
Algumas das reuniões virtuais realizadas, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Instituto Brasília Ambiental, entre outros.
Este é um resumo muito breve de como tudo ocorreu. Em 2020, publicamos 102 informativos e notícias, sobre diversos assuntos de interesse dos condôminos. Abaixo, alguns deles, que são especialmente relevantes:
INF.: 272/ADM/SET/2020 – O ESTÂNCIA NO PDOT: UMA POSSIBILIDADE REAL!
REUNIÃO VIRTUAL COM O PRESIDENTE E TÉCNICOS DO IBRAM
REUNIÃO NO PALÁCIO DO BURUTI DISCUTE PAUTA DE REGULARIZAÇÃO
REUNIÃO VIRTUAL COM SECRETÁRIOS DE GOVERNO
REUNIÃO COM O CORPO TÉCNICO DO IBRAM DISCUTE AMPLIAÇÃO DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA
INF.: 276/ADM/NOV/2020 – REGULARIZAÇÃO: REUNIÃO VIRTUAL COM A SEDUH ESCLARECEU DÚVIDAS DE CONDÔMINOS
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Uma das atribuições estabelecidas pela Convenção à Diretoria Institucional, é a de cuidar da comunicação, com informativos regulares. Como já citado, foram 102 informativos publicados em 2020, além de 807 mensagens disparadas na Lista de Transmissão. Ou seja, se considerarmos os dias úteis, temos um informativo a cada 2,5 dias, e 3,2 mensagens por dia. Entre eles, notícias importantes, relatórios, comunicados, alertas, e campanhas de utilidade pública.
Algumas das campanhas veiculadas em 2020.
Os condôminos puderam conhecer como é coletada, tratada e distribuída a água que sai nas torneiras (clique aqui). Puderam também acompanhar, semanalmente, a execução das obras do PRAD. Relatórios financeiros, atualizações do cronograma, e avisos diversos, também fizeram parte dos informativos sobre a obra. Na parte de utilidade pública, campanhas sobre a coleta seletiva, segurança, combate à dengue, e muito mais, foram extensamente divulgadas.
DIRETORIA FINANCEIRA
A migração de todos os sistemas do Financeiro para a base da Superlógica permitiu grandes avanços no ano passado. Antes, dados de recebimentos eram registrados em plataforma diferente, o que atrasava o processo de gerar os balancetes mensais. Agora, os balancetes são gerados automaticamente, e publicados junto aos boletos das taxas ordinárias. Além disso, o registro do consumo de água é lançado diretamente no sistema, facilitando o controle e a cobrança da taxa de rateio, para consumos acima dos 35m³.
Em dezembro, fizemos a adesão ao REFIS, Programa de Recuperação de Débitos Fiscais do Governo do Distrito Federal. Aproveitando os descontos concedidos, conseguimos dar solução a 492 ações de execução fiscal, referentes a débitos de IPTU, de lotes que estavam cadastrados em nome do condomínio, junto à Secretaria de Fazenda. Os valores foram comunicados aos responsáveis por cada débito, que deverão ressarcir ao condomínio, conforme explicamos no informativo 302 (leia aqui)