Um grande número de moradores está recebendo suas primeiras contas de energia, após a instalação dos medidores, parte do programa Energia Legal, da CEB Neoenergia. Alguns relatam a surpresa da cobrança de valores altos referentes ao consumo de um único mês, e apontam possíveis erros de faturamento. Estes erros podem, de fato, ocorrer, e o consumidor tem sempre o direito a solicitar a revisão da medição, através da Agência Virtual (https://agenciavirtual.ceb.com.br/Servicos), ou pelo telefone, discando 116.
No entanto, a falta do histórico de consumo de cada unidade atrapalha a avaliação. Muitos não têm essa referência há anos, e, portanto, não sabem qual é a realidade do seu consumo. Outros, podem ser afetados por fugas de corrente, em instalações problemáticas ou com eletrodomésticos defeituosos. Por fim, outros tantos podem, simplesmente, ter que readequar o próprio consumo. Há verdadeiros vilões do consumo que podem ser desconhecidos, mas que representam um alto valor em sua conta!
TARIFAÇÃO
Todas as unidades do Estância receberam medidores, e se enquadram no grupo B1. Segundo a tabela de abril de 2021, disponível no site da CEB (http://www.ceb.com.br/index.php/tudo-sobre-a-conta-de-luz/370-tudo-sobre-a-conta-de-luz), esta é a estrutura tarifária em vigor, calculada por faixa de consumo:
Faixa de consumo | Tarifa por kWh |
Até 50 kWh | R$ 0,5375636 |
De 51 a 200 kWh | R$ 0,6123463 |
De 201 a 300 kWh | R$ 0,6581235 |
De 301 a 500 kWh | R$ 0,6836784 |
Acima de 500 kWh | R$ 0,7210073 |
Boa parte das residências ocupadas por uma família de duas a três pessoas, se enquadra na faixa de consumo dos 201 aos 300 kWh. No entanto, este não é o único critério para entender em qual faixa de consumo cada unidade se enquadra. Quantidade de lâmpadas, tempo de uso de chuveiros, uso de fogões ou fornos elétricos, entre outros, podem alterar bastante o perfil de consumo, e precisam ser avaliados individualmente.
Chuveiro elétrico pode representar 25% do consumo de uma residência.
Reduzir a temperatura, e o tempo dos banhos, traz grande economia!
QUANTO CUSTA O MEU CONSUMO?
É muito difícil estimar, de forma geral, quanto custa o consumo de cada residência. Algumas estão ocupadas por poucas horas por dia, enquanto outras, o dia todo. Além disto, computadores, televisores e outros eletrodomésticos supostamente “modernos”, podem consumir grandes quantidades de energia.
Em termos práticos, uma TV, de plasma ou LCD, pode representar um custo de 32 reais, se usada por 4 horas diárias, dependendo do modelo e do tamanho. Já um chuveiro, pode representar outros 21 reais, para um banho diário de 10 minutos. Se você mantém quatro lâmpadas de LED comuns em sua área externa, acesas das 18h às 06h, diariamente, seu gasto pode aumentar cerca de 7 reais.
Geladeiras, tipo duplex, podem representar um consumo mensal de 38 reais por mês. Mas, quando velhas, assim como freezers, chegam a consumir três vezes mais. Já o ar condicionado de um quarto, para um uso eventual, pode representar 34 reais na conta. Uma lista de consumo estimado de equipamentos está disponível no site da PROCEL: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?View=%7BE6BC2A5F-E787-48AF-B485-439862B17000%7D
UM VILÃO OCULTO
Você tem um sistema de aquecimento solar de água? Parte do seu alto consumo pode ser culpa do boiler! Apesar de toda a economia do aquecimento solar, muitas vezes é preciso que um aquecedor elétrico seja acionado para manter a temperatura da água no reservatório, à noite ou em dias nublados. Reservatórios de água quente mal dimensionados, pequenos demais ou excessivamente grandes em relação ao consumo, também podem aumentar o consumo de energia.
FUGAS DE CORRENTE: UM PROBLEMA PARA O BOLSO E PARA A SEGURANÇA
Instalações elétricas precárias podem acabar aumentando o consumo, com conseqüências diretas para a segurança. Fios finos e emendas mal feitas na fiação podem trazer perdas elétricas, além de risco de incêndio. Nos links abaixo, você poderá se informar a respeito:
https://www.mundodaeletrica.com.br/aumento-absurdo-na-conta-de-luz-fuga-de-corrente/
AFERIÇÃO DO MEDIDOR
A verificação do medidor é um direito do consumidor, sempre que ele discordar do resultado das medições, conforme estabelece o artigo 102 da Resolução Normativa nº 414, da ANEEL. No entanto, é direito da concessionária cobrar um valor pelo serviço, e isto pode implicar na remoção do relógio para testes em laboratório. Antes de solicitá-la, convém, sempre, mudar os hábitos de consumo e verificar possíveis problemas com a instalação.
SAIBA MAIS
https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/arquivos-doc-e-pdf/cartilha_energia.pdf
1 Comentário
Obrigado pelos esclarecimentos, mas gostaria de informar que meu relógio foi instalado dia 22 de março, como a maioria dos relógios da quadra 3. A primeira cobrança veio contabilizando 22 dias e não os 50 dias aferidos. Isso alterou a tarifa de base da minha conta e a de muitos condôminos . Essa variação no meu caso de 0,1 no KW/hora gera um custo de 10% na minha conta por questão de má fé da operadora, no mínimo, pois estamos em tarifa amarela em março e tarifa vermelha em abril, oque aumenta mais ainda o custo proporcionalmente. Sugiro ação coletiva do condomínio para averiguar essa postura da Neoenergia.
Outra questão importante é saber quanto cada condômino pagava/contribuía na taxa condominial com o valor de energia antes dos relógios individuais. Os valores de água e luz estavam embutidos na taxa de condomínio? Fui informado que se não houvesse consumo prévio, a empresa poderia cobrar até 3 meses de média da conta por uso indevido e essa média foi fraudada, uma vez que não corresponde a 30 dias.
Agora que as mesmas não são mais rateadas pelo condomínio não deveria haver abatimento no valor do mesmo?
Só para tornar mais claro; possuo um teatro que utiliza 30 lâmpadas de 1000w ligadas ao mesmo tempo por pelo menos 4 hs por dia durante o final de semana (pré pandenia), fora os dois aparelhos de ar condicionado ligados o dia inteiro. Minhas faturas costumam ser de 430Kw/hora mensais. Ama mais de ano.
A aferição de minha residência deu 900kw/hora em.uma.suposta aferição de 22 dias.
Explícito isso para demonstrar que houve má fé e quiçá estelionato nessas cobranças. Liguei na fornecedora que me afirmou que estavam cobrando somente por 22 dias e que não havia diferença no valor do KW/hora em faixas diferenciadas de consumo. Agendaram visita técnica essa semana, mas a leitura confere 900Kw no relógio.
Eu realmente sugiro que o jurídico do condomínio exija da NeoEneria explicações, pois diversos ,(,tratei com mais de 20 condôminos da minha bolha) moradores estão sendo enganados. Atenciosamente , Pedro 3-7-41