Não raro, temos registros de contratempos causados por pessoas contratadas para serviços particulares. Alguns aproveitam horários em que as residências estão vazias, lotes com equipamentos e ferramentas, sem vigia, para realizar furtos. Um problema que se repete em outros condomínios.
Contratar funcionários ou prestadores de serviço, exige cuidados. O acesso ao Estância depende de identificação pessoal e autorização expressa. Todos os profissionais contratados devem ser cadastrados pelo condômino, na Administração, com indicação de nome completo e número do documento pessoal.
O condômino é diretamente responsável por eventuais incidentes cometidos por pessoas, cuja entrada e permanência tenham sido autorizadas por ele, conforme determina a nossa Convenção, em seu artigo 44. É muito importante que, ao contratar um serviço, você escolha pessoas ou empresas com boas referências, e mantenha um registro de todos os envolvidos. O Tribunal Superior do Trabalho garante que, em serviços considerados domésticos, ou seja, prestados no âmbito residencial e sem interesse comercial, por parte do contratante, é lícito solicitar certidões de antecedentes criminais. O condomínio não pode realizar esse tipo de verificação, a fim de restringir o acesso de pessoas autorizadas.
CARTÃO DE ACESSO: PESSOAL E INTRANSFERÍVEL
Alguns condôminos, a fim de atender reclamações dos prestadores de serviço, por causa das filas para identificação, nos horários de pico, acabam cedendo um cartão de acesso. Esta atitude coloca a todos em risco! Veículos que acessam o condomínio pelas cancelas de moradores, portando o cartão de acesso, não têm seus ocupantes identificados, e podem entrar ou sair, a qualquer momento.
Jamais ceda cartões de acesso a terceiros! Cartões que não estejam em sua posse devem ser imediatamente cancelados, junto à Administração.
SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR
Temos um bom esquema de vigilância, com rondas ostensivas, bons equipamentos e pessoal em treinamento constante. Há sempre um grande número de pessoas em serviço, e as pausas para descanso e alimentação são sempre alternadas, um profissional por vez, não havendo em hipótese alguma a interrupção da ronda.
O monitoramento eletrônico, por Circuito Fechado de TV, é um projeto que já teve sua fase inicial concluída, com o monitoramento das portarias e do perímetro de cercas, que margeia a rodovia. O custo de implantação em todas as ruas é alto, e também há um gasto extra com pessoal, responsável pela operação. Diante da demanda de diversos condôminos, daremos início à cotação de preços, e a apresentaremos em breve. Uma comissão formada por moradores está trabalhando no acompanhamento e aprimoramento dos procedimentos de segurança.
Caso perceba qualquer acontecimento suspeito, acione imediatamente o supervisor, pelo telefone 99687-2257.