INF.: 511/ADM/AGO/2023 – COLETA DE LIXO: FIQUE POR DENTRO DOS HORÁRIOS E PROCEDIMENTOS

INF.: 510/ADM/AGO/2023 – GRUPO DOS 13 INTERPÕE EMBARGO DE DECLARAÇÃO COM O ÚNICO OBJETIVO DE DIFICULTAR O INÍCIO DA OBRA JÁ LICENCIADA PELO IBRAM
18/08/2023
INF.: 512/ADM/SET/2023 – INFRAESTRUTURA: MARCADA A ASSEMBLEIA PARA APRECIAR AS PROPOSTAS
01/09/2023

INF.: 511/ADM/AGO/2023 – COLETA DE LIXO: FIQUE POR DENTRO DOS HORÁRIOS E PROCEDIMENTOS

Desde abril de 2021, nosso condomínio vem tendo seu lixo recolhido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). No entanto, após uma série de problemas com os caminhões, o recolhimento do lixo passou a ser realizado apenas nas áreas pavimentadas, deixando as vias sem pavimento desassistidas, o que foi resolvido com a contratação da cooperativa Recicla Mais, que realiza a coleta do lixo orgânico e dos rejeitos.

Adicionalmente, uma segunda cooperativa, Coortrap, contratada e custeada pelo SLU, em 2022, para realizar a coleta do lixo reciclável em todo o condomínio. Os horários e áreas de atuação ficam, então, distribuídos da seguinte forma:

 

 

É muito importante que todos observem os horários de coleta, e separem seu lixo conforme o tipo. Lixo orgânico, como restos de alimentos, devem estar em sacos pretos ou cinzas. Os rejeitos, que podem ser o lixo de banheiro (absorventes, fraldas usadas, preservativos), guardanapos usados, embalagens de carne, máscaras e outros objetos possivelmente contaminados, podem estar acondicionados em sacolas, para que sejam facilmente identificados. Se houver qualquer objeto perfurante ou cortante, este deve estar devidamente acondicionado, prevenindo acidentes.

Já os recicláveis deverão estar em sacos azuis ou verdes. Fique atento aos vidros, latas e outros objetos que podem se quebrar, ou que tenham pontas, causando acidentes. Lâmpadas, pilhas, baterias e outros eletrônicos não devem ser colocados junto ao lixo reciclável, devendo ser descartados em pontos de coleta, ou durante ações de recolhimento promovidas regularmente pela cooperativa.

É também muito importante que cada morador providencie sua lixeira, preferencialmente com tampa, e disponibilize o lixo apenas na véspera do recolhimento. Assim, evitamos roedores, e também que cães e gatos espalhem o lixo à procura de comida.

 

RESTOS DE PODA

Atualmente o condomínio não dispõe do recolhimento regular da poda. Quem é atendido pelo SLU pode deixar sua poda, devidamente cortada e ensacada, para ser recolhida caso haja espaço. Não há garantia de que esta será levada, portanto o ideal é contratar o recolhimento da poda com o seu prestador de serviço.

 

POR QUE O CAMINHÃO NÃO PASSOU NA MINHA RUA?

É possível que o lixo da sua rua não tenha sido recolhido, mas a rua ao lado esteja com todas as lixeiras vazias. Isto ocorre quando há carros estacionados dos dois lados da rua, impedindo o caminhão de passar. Nessa situação, o motorista retorna e segue para a rua seguinte. Fique atento para não restringir o movimento em sua rua, pois, além do caminhão do lixo, pode ser que um caminhão dos bombeiros ou da Neoenergia não consiga passar, prejudicando quem depende do atendimento!

 

COMO POSSO RECLAMAR?

O SLU é um serviço público, é uma conquista para o Estância, e trouxe economia nas despesas do Condomínio. É importante que cada morador acione a Ouvidoria (https://www.slu.df.gov.br/ouvidoria) sempre que o serviço não esteja sendo oferecido corretamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *