DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL PARTICIPATIVO – SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!
29/09/2023
INF.: 521/ADM/OUT/2023 – AÇÃO QUE TENTAVA IMPEDIR REABERTURA DAS INCRIÇÕES PARA AS ELEIÇÕES INTERNAS DO ESTÂNCIA RECEBE SENTENÇA PELA IMPROCEDÊNCIA
06/10/2023

Cada Passo Conta – Setembro/2023

 

No começo de cada mês nós publicamos um breve resumo, em notinhas curtas, sobre o que aconteceu no mês anterior em nosso condomínio. E o mês de setembro foi um mês fora da curva! Demos um passo enorme rumo ao início das obras de infraestrutura, e o Judiciário finalmente reconheceu aquilo que demonstramos há tempos, condenando um grupo de condôminos por litigância de má fé!

Fique por dentro das agendas externas, reuniões, andamento de ações judiciais, entre outros! Tem alguma dúvida, ou quer discutir algum desses pontos? Marque um café com algum dos diretores, lá na Administração!

 

JURÍDICO

JUIZ DA 16ª VARA CÍVEL CONDENA GRUPO DE TREZE CONDÔMINOS POR LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ. Assim, além da extinção do processo, ANTONIO FRANÇA SILVA, MARIA DIAS DA SILVA FRANÇA, DELENIR LETTIERI, ADRIANA CRISTINA DA SILVA, ORLANDO MATCHULA, ARMANDO COSTA DA MOTA, MILTON MARIO MOREIRA PINTO JUNIOR, ANDREIA GONCALVES BASTOS LEMOS, KATIA REJANE TRINDADE FARIAS, MARCIA DE OLIVEIRA CARDOSO, MARIA LINDINALVA GOMES DE SOUZA SILVA, SONIA MARIA ALENCAR DA SILVA e BIANCA REGIA DE LUCENA BANDEIRA MACIEL, foram condenados ao pagamento de custas, no valor de R$ 18.000,00, e de multa, no valor de R$ 13.200,00. Litigante de má fé é aquele que, segundo o Código Processual Civil, entre outras coisas, altera a verdade dos fatos, ou usa do processo para conseguir objetivo ilegal. Cabe recurso à decisão.

 

INSTITUCIONAL

FRENTE PARLAMENTAR DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL E URBANA foi instalada na Câmara Legislativa, pelo Deputado Rogério Morro da Cruz. Nossa diretora institucional, Fátima Santos,  esteve presente ao evento de lançamento!

 

 

O 4º WORKSHOP DO MCJB DE REGULARIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO, MAIS UMA VEZ, FOI UM SUCESSO. O Síndico, João Carlos Lóssio, a Diretora institucional e os servidores do condomínio Estância Quintas da Alvorada tiveram a honra de participar desse evento importantíssimo para o Jardim Botânico, que reuniu, nos dias 19 e 20 de setembro, representantes das Secretarias do Governo e de empresas públicas, síndicos e lideranças comunitárias, para acelerar os processos de regularização fundiária.

 

INFRAESTRUTURA

ASSEMBLEIA DECIDE PELA CONTRATAÇÃO DAS OBRAS E VALOR DA TAXA EXTRA. Fique por dentro dos resultados da nossa AGE 02/2023: https://ceqa.com.br/2023/09/16/inf-518-adm-set-2023-age-02-2023-resumo-das-decisoes/

 

 

AINDA EM DÚVIDAS SOBRE A TAXA EXTRA APROVADA? A gente explica tudo, no informativo 519: https://ceqa.com.br/2023/09/20/inf-519-adm-set-2023-taxa-extra-respondendo-as-duvidas/

CONTRATO DE GESTÃO AMBIENTAL DE OBRA ASSINADO com o Movimento Comunitário do Jardim Botânico, que ficará responsável pela fiscalização e monitoramento das atividades, com objetivo de orientar, corrigir e combater atividades que afetam o ecossistema local, conforme o Plano de Controle Ambiental de Obra (PCAO). Esta é uma exigência expressa do órgão ambiental para o licenciamento da obra.

 

 

PRIMEIRA REUNIÃO DO DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL PARTICIPATIVO, do Condomínio Estância Quintas da Alvorada, foi realizada no dia 30, com duas rodadas de conversa com a comunidade. O DSP é essencial para a elaboração do Projeto de Educação Ambiental (PEA), cuja apresentação é uma das condicionantes do nosso processo de licenciamento ambiental para as obras de infraestrutura. Na foto, o Deputado João Cardoso, que é formado em geografia e foi servidor do Instituto Brasília Ambiental, propõe Audiência Pública para discutir o desassoreamento do córrego Taboca. Em breve, todas as condicionantes estarão atendidas!

 

 

NOTÍCIAS DO CONDOMÍNIO

ATENÇÃO: AS CHUVAS ESTÃO VOLTANDO! O período de estiagem está indo embora, e é muito importante estar preparado para as primeiras chuvas! Já verificou seu telhado? Pode ser que as primeiras chuvas tragam ventos fortes ou granizo. Fique atento às calhas, e também ao mosquito da dengue! Os ovos deixados nas chuvas anteriores vão eclodir se você não limpar locais de possíveis focos com cuidado e muita água sanitária!

 

 

AH, E NÃO SE ESQUEÇA DO TRÂNSITO: O asfalto sujo da época de seca vira um verdadeiro sabão. Cuidado com a velocidade, as entradas e os retornos da rodovia, com a distância do veículo da frente, e com a manutenção do seu carro! Confira limpadores e pneus, para evitar surpresas!

FALANDO EM TRÂNSITO, trafegar na contra mão para economizar alguns metros é perigoso e coloca a todos em risco. Não tem desculpa para a infração: a 30km/h, seu carro percorre 500 metros em um minuto! Outros motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres podem ser pegos de surpresa e sofrer graves acidentes enquanto você tenta economizar poucos segundos.

VOCÊ PODE SER MULTADO! Mesmo não tendo competência para punir infrações de trânsito, a Administração tem autonomia para autuar situações ocorridas em áreas comuns que coloquem em risco a segurança dos demais condôminos. E isto inclui não apenas o condômino e seus familiares, mas também visitantes cuja entrada tenha sido autorizada!

FIQUE ATENTO AO REALIZAR A LIMPEZA DO SEU LOTE! Todo o resíduo deve ser ensacado e removido, não podendo ser deixado nas áreas comuns do condomínio. Caso o seu conjunto esteja sendo atendido regularmente pelo SLU, é possível deixar os sacos para recolhimento. Mas isto só ocorrerá caso exista espaço vazio no caminhão. Nas áreas não pavimentadas, não há coleta deste material, mas alguns profissionais oferecem o serviço de descarte por conta própria. Lembre-se: mesmo contratando algum profissional para a poda regular, você continua sendo o responsável pela limpeza. Fiscalize sempre o trabalho realizado, garantindo o atendimento às normas do condomínio, e contrate profissionais de confiança, com boas referências!

 

 

ANIMAIS SOLTOS: UM PROBLEMA QUE PRECISA SER LEVADO A SÉRIO! Apesar dos avisos, das notificações e das multas aplicadas, os casos de cachorros soltos, inclusive de raças como pitbull, continuam chegando à Administração. Esta situação é grave e precisa ser levada a sério pelos tutores! A omissão de cautela na guarda ou condução de animais é crime, podendo levar o infrator a responder por contravenção penal! Se você tem um animal, sobretudo um cachorro, redobre os cuidados, em respeito aos vizinhos e ao seu próprio bicho de estimação!

 

 

EQUIPE DE CAMPO RECEBEU QUALIFICAÇÃO PARA OPERAÇÃO DE ROÇADEIRA: O curso foi oferecido gratuitamente, pela empresa Lojão das Ferramentas, e capacitou os nossos colaboradores da manutenção das vias e canteiros para a operação de maquinário da Stihl. Todos receberam certificados de conclusão.

 

 

JÁ CONHECE AS ATIVIDADES DISPONÍVEIS NO CONDOMÍNIO? Se você já canta, ou se nunca cantou na vida, você poderá aprender, se divertir, e até mesmo se curar! Quem canta seus males espanta! Todas as segundas feiras, às 20h, na sala multiuso da Administração.

E TEM PILATES TAMBÉM! Todas as terças e quintas feiras, às 17 horas!

COMPRE SEM SAIR DO CONDOMÍNIO: Já conhece a padaria Giorno? Ela fica lá na área destinada a comércio, no final da quadra 01. Das 06:30 às 13h, tem pães e muito mais. E você também pode receber em casa: https://delivery.yooga.app/giornopanetteria/tabs/home

NOSSA FEIRINHA DE ORGÂNICOS TAMBÉM OCORRE TODOS OS SÁBADOS, ao lado da portaria central. Confira!

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

CEP: 71.680-389

ADMINISTRAÇÃO: Atendimento: 08h às 18h de segunda à sexta feira. Sábados, das 08h às 12h. Telefones: (61) 3345-6645, 3245-7811 e 9 9131-2149. E-mail: [email protected]

SUPERVISOR: Emergência? Alguma ocorrência acontecendo? Falta de água? Fale com o supervisor da segurança! Telefone (24h): (61) 9 9687-2257

PORTARIA: Vai receber alguma visita? Emita o QR Code através do app Control Condo! Assim, seu visitante entra pelas cancelas de moradores, sem fila! Telefone: (61) 9 7403-3029. E-mail: [email protected]

REGRAS DE ACESSO PARA FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES DAS RESIDÊNCIAS: As carteirinhas emitidas pelo condomínio servem apenas para embarque no transporte coletivo, não servindo mais para acesso ao condomínio. O acesso daqueles que trabalham em sua casa, ou que prestam serviço eventual, só será permitido através de QR Code, gerado através do aplicativo Control Condo, ou através de identificação pessoal na portaria, sendo obrigatória a autorização de acesso. A portaria também realizará o recolhimento das carteirinhas que estiverem vencidas. A emissão das novas carteirinhas deve ser feita pelo condômino, pessoalmente, na Administração, e não tem custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *