INF.: 204/ADM/JAN/2020 – CALÇADAS: CONSTRUIR AGORA PODE TRAZER PREJUÍZOS
24/01/2020INF.: 206/ADM/JAN/2020 – REUNIÃO DA UNICA-DF COM O NOVO PRESIDENTE DA TERRACAP DISCUTIU OS PROCESSOS DE REGULARIZAÇÃO
30/01/2020
O domingo e a segunda-feira foram marcados por uma interrupção total e uma parcial no fornecimento de energia do Estância. Vários foram os problemas que levaram a este colapso, todos decorrentes de problemas na rede externa, de responsabilidade da CEB. Problemas que afetaram não apenas o Estância. No domingo, a primeira falha ocorreu próximo ao Solar de Brasília. Horas depois, outra falha na rede, agora no ramal de entrada do Estância, desligou duas das três fases que alimentam a nossa rede interna, o que exigiu mais um longo período de espera até um novo atendimento, que só ocorreu na segunda-feira. Outros condomínios na região do Altiplano Leste, com redes semelhantes à nossa, também enfrentaram problemas semelhantes durante todo o final de semana, segundo relatos dos síndicos.
Em todos os casos, a causa da interrupção ocorreu por defeitos no sistema de proteção da rede de alta tensão. Em diversos pontos da rede de distribuição, existem fusíveis como o da foto ao lado, que permitem proteção contra acidentes, como cabos partidos e curtos-circuitos. Esses fusíveis muitas vezes desarmam por problemas na rede, agravados pelo excesso de chuvas, e o resultado todos nós conhecemos bem. No domingo, a CEB trocou os fusíveis danificados, mas, horas depois, outros fusíveis desarmaram, deixando o Estância com fornecimento parcial. As casas com ligação trifásica experimentaram alguns contratempos como tomadas inoperantes ou luzes que não acendiam. Das com ligações monofásicas ou bifásicas, muitas ficaram no escuro. Outra consequência direta foi a impossibilidade de bombear água para as caixas, o que provocou o desabastecimento em todo o condomínio até a tarde da segunda-feira.
Atualmente, não existem mais problemas decorrentes da queda no fornecimento, e o abastecimento de água está plenamente normalizado. Estamos, junto aos demais condomínios da região, conversando com a CEB para que promova a manutenção preventiva de sua rede. Informaremos regularmente sobre o andamento.