Em junho, publicamos o Relatório de Gestão do exercício 2019, como preparação para a Assembleia Geral Ordinária, que analisará as contas do período.
Contudo, ao realizarmos a revisão da publicação,detectamos algumas diferenças entre os dados apresentados no relatório, e os dados contabilizados e auditados, do período.
O relatório se baseou nas tabelas geradas pelos dois sistemas, BR Condomínios e Superlógica, que, como explicado no Informativo 251 (leia aqui), carregavam dados em duplicidade.Estas diferenças se resumem a -2,01%, nas receitas; e -10,28%, nas despesas, conforme mostra o quadro abaixo:
Em amarelo, entre os quadros, há a informação sobre a porcentagem da receita comprometida com as despesas.
No quadro, apresentamos outras duas mudanças significativas: a primeira delas, refere-se ao valor das despesas jurídicas, que foram somadas, incorretamente, às despesas pagas com a taxa ordinária, quando, na realidade, são pagas com valores da taxa extra, conforme decisão da AGE 01/2018. A segunda se dá na forma como os gastos são agrupados.
A forma de agrupamento foi alterada para apresentar demonstrativos menos técnicos e mais acessíveis a todos, e, desta forma, facilitar a compreensão e a comparação com os balancetes que, agora, estarão disponíveis nos boletos.
Para os condôminos que realizaram a análise diretamente nas publicações dos dados contabilizados, informamos que não há qualquer inconformidade neles.
Pedimos que desconsiderem o Relatório apresentado anteriormente, e que refaçam a leitura da parte financeira do novo relatório, que pode ser acessado, clicando aqui.
Atenciosamente,
A Administração