Leitores já instalados junto às cancelas da portaria. Em breve, será possível compartilhar um código, tipo QR, para que os visitantes não precisem esperar na fila. Sistema antigo será removido em breve.
A fim de reduzir as longas filas de automóveis, na única portaria autorizada a funcionar, estamos fazendo a substituição de todo o sistema de controle de acesso que, antes, era realizado exclusivamente por meio de cartões de proximidade, por um sistema que aceita tanto os cartões, quando as tags adesivas. Para os visitantes, haverá ainda o QR Code, muito mais moderno. Além disso, o cadastro deixará de usar o número do RG, como chave de registro, e passará a utilizar o CPF, a exemplo de outros condomínios.
Com as tags adesivas, não será mais preciso procurar pelo cartão no interior do automóvel, baixar o vidro e aproximar o cartão do painel. Basta deixar o pequeno adesivo retangular colado ao para-brisa do automóvel. Ao se aproximar com o veículo, a cancela, automaticamente, será aberta. E, nas mesmas cancelas, os visitantes devidamente autorizados poderão aproximar seus celulares, com um QR Code, enviado pelo condômino, e também ter acesso imediato ao interior do condomínio. Isso também se aplica à catraca para pedestres.
Hoje, um dos maiores gargalos da portaria é, além da limitação de espaço, a demora em identificar cada visitante e verificar se há ou não autorização para a sua entrada. Quando não há, é preciso entrar em contato com o condômino. Com o sistema de QR Code, o condômino cadastrará o visitante, entregador ou prestador de serviço, no aplicativo, e definirá por quanto tempo valerá essa autorização. Em seguida, encaminhará a imagem, com o código, por WhatsApp ou outro serviço de mensagens. Ao chegar, o visitante e seu veículo serão fotografados, ainda na cancela. Apenas aqueles que não possuem o código, precisarão ser identificados manualmente, o que reduzirá drasticamente as filas e o tempo de acesso!
PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA AINDA SERÃO ADOTADOS
A forma de operar desse novo sistema confere agilidade à entrada, tanto de moradores quanto de frequentadores temporários, porém, tudo precisa ser feito com bastante consciência por parte dos condôminos, pois a segurança de todos está na mão de cada um! Não distribua os QR Codes indiscriminadamente, com autorizações de acesso por longos períodos, se você não tem certeza de quem, realmente, os utilizará! Você pode, também, definir os dias e os horários em que um determinado QR Code poderá ser utilizado, como, por exemplo, apenas nos dias de semana, entre as 08h e as 18h.
Haverá um período de adaptação,em que teremos funcionando simultaneamente, os cartões de acesso, usados hoje, e as tags, bem como as ligações para acesso de entregadores e prestadores de serviço. Após esse período, os condôminos serão os responsáveis, exclusivos, pela autorização de acesso.
No caso de caminhões de entregas, em que é difícil obter os dados dos motoristas dos veículos, a identificação continuará ocorrendo de forma presencial, com contato telefônico para o morador. No caso de profissionais de serviços como IFOOD e UBER, entre outros, em que há identificação clara do profissional, o QR Code pode ser gerado apenas para aquela entrega, com intervalo de horário definido.
ATENDIMENTO AOS CONDÔMINOS SERÁ FACILITADO
Para iniciar o processo de cadastramento, montaremos, na tenda próxima à portaria, uma estação para emissão das tags adesivas, em data ainda a ser definida. O morador precisará estar devidamente cadastrado no sistema do Condomínio e apresentar o documento do veículo. Não será possível levar a tag para instalação posterior! O adesivo será instalado por funcionário habilitado, no momento do cadastramento, e é desativado,se retirado do vidro do carro.
ASSEMBLEIA: CONDÔMINOS TERÃO QUE DECIDIR SE CADASTRO ANTIGO DE VISITANTES CONTINUARÁ VÁLIDO
O item 04 da nossa AGE 02/2022, a ser realizada em 18 de junho, se refere à possibilidade de extinguir o antigo cadastro de visitantes, iniciando um novo, atualizado. Temos, hoje, 165 mil pessoas cadastradas, pois muitas unidades jamais revogaram autorizações antigas, próprias, de antigos proprietários, ou de inquilinos. Pensando em aprimorar a segurança, os condôminos participantes decidirão se daremos início a um cadastro limpo, totalmente gerenciado pelo aplicativo.
Pedimos também aos proprietários que atualizem as informações de suas unidades, como a existência de contrato de aluguel ou comodato, a permanência de funcionários em pernoites e o nome de todos os moradores com contatos atualizados.
A responsabilidade pela segurança de todos é de cada um. O não comprometimento de um pode deixar vulnerável toda uma comunidade. Pense nisso!
PARTICIPE!
Mesmo que você não esteja na cidade, no dia 18, não deixe de participar. Todas as informações necessárias estarão disponíveis em informativos, acessíveis pelo nosso site, ou pelo aplicativo Área do Condômino, até a véspera da nossa AGE. E a votação é eletrônica, também pelo aplicativo, bastando alguns minutos para a conclusão de todas as etapas. Não deixe que outros decidam o futuro da sua moradia, do seu patrimônio! Certifique-se de estar em dia com as obrigações condominiais e faça valer o seu direito de escolha! Colabore para uma decisão que reflita a vontade da maioria!
Fique atento aos canais de comunicação do condomínio, que são a Lista de Transmissão do Whatsapp (salve em sua agenda o contato 61 9 9931-2241, e mande uma mensagem pedindo sua inclusão), o aplicativo Área do Condômino, as redes sociais e o site institucional.
2 Comentários
Parabens pela iniciativa!
Ótimas providências, vai facilitar muito as entradas e saídas do Condomínio