O Censo 2022 teve início, nacionalmente, em agosto, e deveria ter sido concluído em novembro. No entanto, dificuldades nos acessos aos condomínios estão atrasando bastante o andamento dos trabalhos, tornando necessário que os recenseadores concentrem esforços na região do Jardim Botânico.
As entrevistas aqui no Estância estão em andamento. Equipes devidamente identificadas estão batendo à porta de todas as residências, a fim de conhecer questões como características do domicílio e de seus moradores, identificação étnico-racial, registro civil, educação, e rendimento do responsável pelo domicílio. 11% dos lares, escolhidos de forma automática pelo aparelho de coleta dos dados, também responderão a perguntas como trabalho, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.
A pesquisa leva entre 5 e 16 minutos para ser respondida, e é obrigatório que o recenseador visite o domicílio. Caso o recenseador não encontre o morador na primeira visita, ele retornará outras quatro vezes, em horários alternativos. Quem se recusar a recebê-lo, ou não estiver em casa em nenhuma das tentativas, poderá receber um e-ticket, para que responda ao questionário pela internet.
IMPORTÂNCIA PARA OS MORADORES DO ESTÂNCIA
Os dados da nossa Região Administrativa estão profundamente desatualizados, e não incluem, por exemplo, o Mangueiral e o Jardim Botânico 3. Assim, informações como densidade demográfica, renda e acesso a serviços públicos não correspondem mais à verdade, de uma região profundamente carente de equipamentos públicos, linhas de ônibus, saúde e, segurança pública.
A Codeplan, responsável pela manutenção dos dados e informações referentes às regiões do Distrito Federal, utiliza a base do Censo, realizado pelo IBGE, para publicar relatórios e estudos, que servirão para a construção de políticas públicas que nos afetam diretamente. Por exemplo, as políticas habitacionais que envolvem regularização fundiária; a construção de novas delegacias, hospitais, UBS, e escolas; ampliação de acesso à água tratada, transporte público, iluminação pública, etc.
Pela primeira vez, nossa região será, de fato, conhecida. Temos que nos esforçar para que os dados coletados reflitam, ao máximo, a nossa realidade!
COMO IDENTIFICAR O RECENSEADOR?
Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta. O servidor responsável pela pesquisa aqui no Estância é CARLOS TIAGO GOULART FARIAS VICTORIO, matrícula de identificação 1600430. É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador, ou pelo telefone 0800 721 8181. Nossa equipe de segurança também acompanha todo o trabalho.
Todas as informações coletadas são estritamente confidenciais e somente serão utilizadas para fins estatísticos, não podendo ser usadas para efeitos fiscais, ação legal ou qualquer outro fim, conforme o artigo 1º, parágrafo único da Lei nº 5534/68.
Participe!