Muitos condôminos ficaram surpresos com a publicação, pelo jornal Correio Braziliense, dos condomínios que serão beneficiados pelo novo Plano de Ordenamento Territorial e Urbano, o PDOT, que está em fase final de elaboração e vai tramitar pela Câmara Legislativa. É o PDOT quem reconhece e define, no DF, as áreas que serão regularizadas. Sem dúvida, é uma excelente notícia!
Mas os condôminos que acompanharam de perto tudo o que foi noticiado ao longo do tempo não ficaram surpresos. Pelo contrário, esta já era uma certeza! Desde 2016 “viramos a chave”, buscando não mais o enfrentamento, mas a parceria com os órgãos do GDF, com o importantíssimo apoio do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) e da União de Condomínios Horizontais do DF (UNICA-DF), que nos abriram muitas portas junto aos gestores públicos e estiveram sempre conosco em cada desafio. As síndicas que nos antecederam neste período foram muito diligentes nesse relacionamento institucional, chegando à costura de um acordo inédito com a Terracap, em que não apenas ela se comprometia a nos regularizar, como se colocaria a favor da instalação de toda a nossa infraestrutura. Nesta administração resolvemos impasses que pareciam intransponíveis em alguns momentos e, agora, estamos a poucos meses da conclusão de todo este trabalho, com enormes bacias de contenção, rede de drenagem pluvial e pavimentação.
A regularização é um processo complexo que ainda demandará muitos estudos e muito trabalho, e será conduzido de forma extremamente responsável. Estamos cada vez mais próximos do condomínio que sempre sonhamos, e contamos com a participação ativa de todos nas reuniões, cafés com informação e demais eventos que serão realizados no decorrer do tempo!