INF.046/ADM/ABRIL/16 ABASTECIMENTO DE ÁGUA – CAUTELA E USO INDEVIDO!
INF.046/ADM/ABRIL/16 Brasília, 15 de abril de 2016.
INF.: ABASTECIMENTO DE ÁGUA – CAUTELA E USO INDEVIDO!
Prezados Condôminos (as),
Temos visto nos noticiários as dificuldades em todo o Brasil de abastecimento de água potável! Todos os reservatórios têm sofrido com a falta de chuva em nível que suporte o atendimento da população! Aqui no Distrito Federal não poderia ser diferente, também temos visto chamamentos para que a população procure racionar o seu uso! (veja entrevista Adasa de 11/04/2016).
Dentro dos estudos realizados pela ADASA – Agência Reguladora de Água e Saneamento do Distrito Federal – para o nosso Condomínio, a vazão dos poços já é para atendimento da população quando sua ocupação estiver 100% em torno de 8.000 mil moradores. Portanto, não podemos sair abrindo poços indiscriminadamente, pois quem determina se essa ação é necessária ou não é a Agencia Reguladora!
Trazendo para a nossa realidade, aqui no Condomínio, que insistentemente chamamos à atenção sobre o uso indevido da água (vejam informativos 33/2013, 12/2014, 47/2014 e 40/2015). Em anos anteriores os problemas só apareciam no segundo semestre, agora, em abril, já estamos com essa dificuldade. As chuvas não foram dentro do esperado para manter os lençóis freáticos no nível de abastecimento normal, o que já vem nos alertando! Duas das bombas dos poços da quadra 02 tiveram que ser rebaixadas, o que significa que o lençol diminuiu o seu volume!
Dentro dessa realidade temos constatado o uso da água para diversos fins inadequados (troca de água de piscina, (ao invés do tratamento), caixas d’água derramando sem a contenção da água pela bóia, irrigadores ligados 24 hs, ruas sendo molhadas, residências sem reservatório de água, etc! E por que isso acontece? Por que os poços não dão vazão adequada? Não, já que temos o acompanhamento dessa vazão pela a ADASA! É perfeitamente compatível com o nr de pessoas que hoje habitam este condomínio!
Como podemos avaliar a situação exige tomada de consciência dos usuários e por outro lado, se isso não acontecer, a administração planejará sanções para aqueles que usam a água de forma inconsciente! Se não houver mudanças, toda a coletividade será prejudicada, uns usando indiscriminadamente até chegarmos ao colapso, onde todos sofrerão a falta de água! Todos deverão ser fiscais dessa demanda de água, não como denunciantes, mas como conscientizadores desse processo!
A Administração