INF. 045/JUL/ADM/2017 – SEGURANÇA DO CONDOMÍNIO
Brasília, 25 de julho de 2017.
Prezados Condôminos,
Nos últimos dias, três episódios (um de busca de suspeitos na região, um de furto e outro de arrombamento) deixaram apreensivos todos os moradores de nossa comunidade.
No ano de 2012, o condomínio arrecadou mais de 2 milhões em taxas extras para a execução do projeto de muros e alambrados mas, ainda assim, a Agefis derrubou as cercas.
Diante deste cenário, além de levar os fatos à justiça sobre os perigos que a comunidade está exposta pela falta barreiras mais efetivas, temos trabalhado, incansavelmente, em medidas para minimizar a falta de proteção a que estamos submetidos.
Vale lembrar, ainda, que não é só a nossa região que sofre com a falta de segurança. O Distrito Federal passa por uma séria crise nas áreas de saúde e segurança que se refletem no dia a dia de toda a população.
Por isso, desde que o início da nova gestão, temos investido na melhoria da segurança de nosso residencial, dentro daquilo que nos é possível fazer, sem nos colocar em risco e em evidência, a fim de evitar novas derrubadas.
Importante mencionar, também, que nos solidarizamos com os vizinhos que sofrem com tais ações e procuramos dar todo o suporte necessário para minimizar os transtornos causados pela ação de marginais. Nossa equipe de rondas, inclusive, tem tido uma resposta rápida à essas ocorrências e estão sempre atentos às imediações.
Assim, desde o início da nova gestão, já foram adotadas as seguintes providências:
1. Em função das derrubadas ocorridas em agosto/2016, o condomínio fez um contrato emergencial de reforço com mais 6 seguranças, para auxiliar nossos rondas na segurança do condomínio; (leia mais sobre isso no INF.99/ADM/AGO/16 – Ações Administrativas);
2. Solicitação de Aviso de Ausência durante as férias de fim de ano, para acompanhamento da Administração às residências fechadas por motivo de viagem dos moradores e reforço de pessoal na segurança durante este período (a equipe noturna é composta de 5 rondas e 1 supervisor. Foi complementada com 2 rondas de reforço. A equipe diurna é composta de 3 rondas e 1 supervisor, sendo complementada com 1 ronda de reforço). Saiba mais nos informativos INF.149/ADM/DEZ/2016 – ATENÇÃO: AVISOS IMPORTANTES e INF. 154/ADM/DEZ/2016 – SEGURANÇA NAS FÉRIAS;
3. Instalação de câmeras nas caixas d’água (Aviso de 29 de Dezembro de 2016);
4. Adesão do condomínio ao sistema SMAPI: (Sistema de Monitoramento e Acionamento Policial Imediato). O SMAPI é um serviço oferecido gratuitamente pela Polícia Militar para chamadas emergenciais apertando apenas um botão reduzindo o tempo de resposta no atendimento de ocorrências. Saiba mais em INF. 006/ADM/JAN/2017 – QUALIDADE DE VIDA;
5. Capacitação de Funcionários: em junho deste ano, nossos funcionários participaram do Treinamento para Rondas e Porteiros, ministrado pela Polícia Militar do DF. O objetivo foi o de aprimorar as equipes de segurança dos condomínios, reforçando as ações preventivas. (Saiba mais em INF.042/ADM/JUN/2017 – Mais qualidade de vida e oportunidades para você, condômino.)
Em virtude das últimas ocorrências e dando continuidade às ações planejadas de segurança, serão tomadas as seguintes ações:
1. A abertura de aceiros (retirada de vegetação em terrenos na divisa do condomínio) para a circulação das motos dos rondas;
2. Instalações de postes de iluminação em locais mais vulneráveis;
3. Contratação de mais 4 funcionários (2 porteiros e 2 rondas);
4. Estudo de viabilidade de instalação de câmeras de segurança, central de monitoramento e interfone nas portarias e residências;
5. Capacitação de funcionários para melhorar o controle de acesso ao condomínio;
6. Formação de um Conselho de Segurança Interno, com representantes de cada quadra do condomínio;
7. Hoje, dia 25/07, às 19h, a Administração participará de reunião entre o Conselho de Segurança do Jardim Botânico e os órgãos de segurança pública do DF para discutir sobre ações de melhoria para a segurança do bairro. Os últimos acontecimentos do Estância serão levados ao conhecimento das autoridades presentes nessa reunião.
Além dessas medidas, a Administração também solicita a todos os moradores auxílio para a redução dessas ocorrências, onde cada um faça a sua parte reforçando individualmente as ações de prevenção e segurança de suas residências, adotando medidas para minimizar as ações de criminosos.
Recentemente, foi enviado à todos os condôminos um ímã de geladeira contendo informações e telefones úteis de nosso condomínio, inclusive dos seguranças. Tenham esse número sempre à mão e gravado em seu celular. Avise imediatamente os seguranças sobre movimentações suspeitas dentro do Estância.
Estamos sempre à disposição. Ajude-nos a melhorar sempre os nossos serviços.
Atenciosamente,
Administração