INF. 071/ADM/JAN/2018 – CUIDADOS COM O LIXO E ANIMAIS ABANDONADOS / PERDIDOS
Brasília, 17 de janeiro de 2017
Prezados Condôminos,
Pedimos a gentileza de que todos leiam com atenção sobre os assuntos a seguir e tomem as devidas providências para dirimir os problemas gerados pelas questões descritas abaixo:
ACONDICIONAMENTO APROPRIADO DO LIXO
Senhores condôminos, importante atentar para algumas orientações a seguir, que deverão fazer parte da rotina de acondicionamento adequado do lixo, que tem sido um problema recorrente no condomínio.
Um dos maiores problemas identificados em relação à coleta é a de que, ao invés do proprietário ou locatário dispor o lixo na lixeira suspensa, os sacos são deixados no chão, em frente às residências e até mesmo ao lado da própria lixeira.
Com isso, os animais que estão soltos na rua destroem os sacos, espalhando o lixo na frente das casas e nas ruas.
Lembramos que a responsabilidade da empresa é recolher o lixo devidamente acondicionado em sacos para esse fim, nos quais devem ser colocados nas lixeiras suspensas, e não recolher os dejetos espalhados pela rua. A responsabilidade do morador é acondicionar o lixo adequadamente e deixa-lo em lixeiras suspensas para que a empresa possa realizar a coleta.
É preciso reforçar que esse tipo de atitude não só fere a nossa Convenção, como também facilita o acúmulo de sujeira e mau cheiro nas ruas e contribuem para a proliferação de doenças.
Assim, a partir do mês de fevereiro, as residências que tiverem lixo no chão, destruído e espalhado, serão notificadas e, em caso de reincidência, multadas. Ademais, o lixo espalhado pelos animais deverá ser recolhido pelo próprio morador.
Pedimos a compreensão e a atenção de todos nesse sentido. Quem ainda não tem uma lixeira suspensa providencie o quanto antes.
O cuidado com o lixo é primordial para a saúde e o bem-estar de toda a nossa comunidade. Uma coleta feita corretamente beneficia a todos nós.
ANIMAIS PERDIDOS / ABANDONADOS
Nos últimos meses têm crescido o número de cães e gatos andando livremente pelo condomínio. Em alguns casos, nota-se que alguns animais estão perdidos (aparentam estar bem cuidados e alimentados) e em outros casos, vê-se que são animais de rua ou abandonados.
A Administração os tem recolhido, na medida do possível, e os encaminhado às autoridades competentes. Além disso, todo cãozinho ou gato que é recolhido fica durante um período de 4 dias na Administração e a sua foto é amplamente divulgada no site, na Lista de Transmissão e por email.
Porém, a Administração não tem condições de manter os bichinhos e, após o período sem aparecer um responsável, estes animais são encaminhados para os abrigos de animais e/ou para a Zoonoses.
Além disso, os animais representam um perigo real para os moradores do condomínio. Ainda, os bichinhos comem os restos de comida espalhados nas ruas e destroem os sacos de lixos que ficam nas calçadas em frente às residências.
Por essa razão, solicitamos a todos que redobrem o cuidado com os seus animais para que não fujam de suas residências. Em caso de sumiço de algum bichinho, solicite à Administração que faça a divulgação da foto do animal. Acesse: http://estanciaquintasalvorada.org.br/index.php/achados-perdidos ou ligue para o telefone (61) 3345-6645.
Ajudem-nos a construir um Estância cada vez melhor. A responsabilidade também é de todos nós!
Atenciosamente,
Administração