Nos últimos meses, sofremos com diversas interrupções prolongadas, no fornecimento de energia elétrica (como a que comunicamos no informativo 205, leia aqui), e incontáveis interrupções breves, cerca de um segundo, mas que são suficientes para causar transtornos e problemas em equipamentos eletrônicos. A maior parte das interrupções ocorreu na rede externa de distribuição, afetando outros tantos condomínios da região, e coincidiu com um período em que as queixas sobre a qualidade do serviço, em todo o Distrito Federal, dispararam, triplicando, em relação ao ano de 2018 (leia aqui).
Em fevereiro, a Companhia Energética iniciou uma operação de mapeamento das áreas críticas, com verificação dos defeitos e da vida útil dos equipamentos (leia aqui). Os condomínios da nossa região, representados pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico, protocolaram o Ofício Comunitário nº 119/2020, solicitando ações de melhoria no fornecimento de energia para o Jardim Botânico e Altiplano Leste. A resposta desse ofício veio agora, na carta n.º 314/2020 (acesse aqui, em PDF), que trouxe a informação de que não há problemas com a rede física, e que as interrupções ocorrem por causa dos fortes ventos e do choque da vegetação com os cabos de alta tensão. Segundo a CEB, haverá uma ação de poda da vegetação, em data ainda não especificada.
Vegetação pode provocar quedas de energia durante chuvas e ventanias
PROTEJA-SE
Quedas de energia podem trazer diversos danos a equipamentos eletrônicos, com risco de incêndio. É muito importante que todas as unidades tenham uma boa instalação elétrica, feita por profissional habilitado, com proteção contra surtos elétricos, e aterramento, segundo as normas vigentes. Uma boa instalação elétrica pode evitar grandes prejuízos! No informativo 193 (leia aqui), publicado em dezembro, há boas dicas sobre como você pode se proteger, com ações simples.
2 Comentários
Considerando o conteúdo em anexo do Informativo 220/ADM/ABR/2020, com Carta n° 314/2020 – CEB-D/DG/DC/SAC/GCAC de 15 de abril de 2020 destinado à Senhora Rosilene Maria Marques Martins, Presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico que a CEB, conforme segue : “Informamos que não identificamos necessidade de substituição dos transformadores. As interrupções percebidas recentemente se devem, majoritariamente, ao contato de vegetação com a rede, agravados pelos ventos fortes, principalmente em dias chuvosos. Neste sentido, será programado poda de árvores nos trecho mais impactados , visando melhorar o fornecimento de energia para a região” , sugiro que a administração deixe em seu agendamento administrativo a necessidade de manifestar por escrito o Movimento Comunitário Jardim Botânico quanto à contactar a CEB nos possíveis momentos críticos do ano como antecipação e prevenção em meados de Outubro, com mais ênfase ainda para os meses de Outubro à Janeiro do ano presente e consecutivos, por serem os meses mais chuvosos no Distrito Federal, conforme informação do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET e assim evitarmos tantas quedas, picos e faltas de energia no Estância Quintas da Alvorada. Aproveitando a oportunidade e não menos importante, sugiro que a Administração também elabore uma educação paisagística em nosso condomínio para que os condôminos saibam plantar as árvores menos prejudiciais, em suas calçadas, no intuito de protegermos as redes aéreas de energia, possíveis destruições da Rede de Abastecimento de Águas nas tubulações subterrâneas e ainda nas futuras pavimentações para que evitemos possíveis gastos aumentados em podas, etc, no interior de nosso condomínio, considerando que o exposto externamente pela CEB também pode acontecer internamente no nosso Condomínio.
Att,
Roberto Marins Mourão
Unidade: 05-08-09
Obrigado pelas considerações! Há uma revisão do regramento de calçadas em andamento, iremos considerar a questão das espécies também.