INF.: 358/ADM/JAN/2022 – AGE 01/2022: MONITORAMENTO POR CÂMERAS NO PERÍMETRO DO CONDOMÍNIO

INF.: 357/ADM/JAN/2022 – AGE 01/2022: ENERGIA SOLAR NO ESTÂNCIA – ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE AS PROPOSTAS
29/01/2022
INF.: 359/ADM/FEV/2022 – AGE 01/2022: REVISÃO DAS NORMAS DE OCUPAÇÃO E CONSTRUÇÃO
01/02/2022

INF.: 358/ADM/JAN/2022 – AGE 01/2022: MONITORAMENTO POR CÂMERAS NO PERÍMETRO DO CONDOMÍNIO

O Estância conta, desde 2019, com o monitoramento eletrônico de 48 câmeras, posicionadas ao longo da Rodovia DF-001. Elas são de alta definição, têm alcance noturno de até 30 metros, e estão interligadas através de uma rede exclusiva de fibra ótica.

Após a experiência positiva dessa primeira etapa, concluímos que há a necessidade de complementar o monitoramento, agora em todo o perímetro do condomínio, e também nas avenidas. Assim, solicitamos, à empresa que atualmente faz a manutenção do sistema de câmeras já instalado no Estância, a BSB Security, um projeto, que apontou a necessidade de instalação de 125 câmeras, considerando o alcance máximo, no período noturno, de 30 metros.

A implantação do sistema será dividida em 7 etapas, com a complementação dos dispositivos de gravação, necessários ao pleno funcionamento. Após passar pela apreciação e ajustes, com o auxílio da Comissão de Segurança, o projeto foi direcionado a outras empresas, bem conceituadas e com serviços executados em outros condomínios da região, para que também apresentassem as suas propostas orçamentárias, em pé de igualdade. O monitoramento das imagens ficará à cargo da equipe de segurança do condomínio, em turnos de duas horas, por funcionário.

A Comissão, citada acima, é um conselho informal, com função consultiva, formado por moradores voluntários que trabalham ou têm experiência na área de Segurança Pública.

 

PROPOSTAS

A empresa a ser contratada deverá executar todo o projeto de monitoramento, utilizando equipamentos das marcas Intelbras ou Hikvision, conforme a proposta aprovada. Essas marcas foram selecionadas por serem as mais utilizadas em sistemas de monitoramento, terem boas avaliações de profissionais da área, e possuírem representação oficial e suporte no Brasil. A Intelbras atua como revendedora de produtos fabricados no exterior, enquanto a Hikvision fabrica e distribui seus próprios produtos, com consequente redução nos preços cobrados.

Das empresas contatadas, cinco apresentaram as propostas abaixo:

 

 

As especificações dos equipamentos utilizados são as mesmas, a saber: câmeras IP do tipo “bullet”, com definição de 4 megapixels (resolução intermediária entre o Full HD e o 4K, atualmente a mais indicada), e iluminação noturna por infravermelho, com alcance de 30 metros; quatro gravadores de vídeo com 32 canais de entrada, com dois discos rígidos de 8 TB em cada um; além de todos os dispositivos de rede para fibra ótica. Todos os equipamentos permitem funções semelhantes de monitoramento. Os gravadores são capazes de armazenar as imagens, segundo estimativas, entre 32 e 60 dias, dependendo das configurações utilizadas.

Entre as configurações disponíveis, além da qualidade de imagem, que determina o tamanho dos arquivos, estão a possibilidade de acionar a gravação, apenas quando detectado um movimento, ou mantê-las gravando ininterruptamente, 24h por dia. Cada tipo de configuração pode ser melhor adaptável a cada situação, sendo esta uma decisão operacional que pode ser alterada ao longo do tempo.

 

 

Em relação à assistência técnica, a Intelbras oferece um modelo mais simplificado de assistência, com manutenção local. Já a Hikvision oferece um sistema de trocas dos equipamentos danificados, que, apesar de ser considerado ágil, exige prazos um pouco maiores até a solução.

Outro ponto importante a observar é que, apesar de terem a mesma resolução, de 4 megapixels, a definição das imagens das câmeras intelbras é um pouco superior, sendo possível identificar mais detalhes nas imagens. No sistema atualmente instalado no Estância, temos equipamentos das duas marcas, operando juntos e com total compatibilidade. Portanto, qualquer que seja a decisão da assembleia, será possível conciliar com o que já temos operando.

Temos, portanto, duas propostas com valor mais baixo: A da BSB Security, para equipamentos Intelbras, com pagamento, de cada uma das 7 etapas, em 10 parcelas, entrada e outras 9 mensais, com 365 dias de garantia; e, para equipamentos Hikvision, a proposta da UP Seg é de 40% de entrada, 10 dias antes do início da instalação, com possibilidade de negociação das formas de pagamento, em forma não especificada na proposta, com 90 dias de garantia.

Considerando a importância do monitoramento por câmeras, de todo o perímetro do condomínio, para a segurança de todos, e do custo financeiro para a sua implementação, estamos abrindo à assembleia a decisão de realizar o investimento e, em caso afirmativo, optar pela compra de equipamentos Intelbras ou Hikvision.

No dia 05 de fevereiro, você poderá, por meio do aplicativo Área do Condômino, colaborar com seu voto para a tomada de uma decisão que atenda, de fato, aos interesses da comunidade.

Participe! Familiarize-se com o aplicativo, e certifique-se de que está em dia com as obrigações condominiais! Faça valer o seu voto!

Todas as informações a respeito da AGE 01/2022 serão disponibilizadas em ceqa.com.br/age2022.

Acesse aqui as propostas enviadas:

GSM Segurança: Intelbras | Hikvision
UP Seg: Intelbras | Hikvision
Ideia Tecnologia: Intelbras
Tecnoall Soluções: Intelbras
BSB Security: Intelbras | Hikvision

2 Comentários

  1. Seria importante que fosse divulgado o edital constando tidos os itens da pauta e os anexos para que os condôminos possa se inteirar melhor da pauta e assim julgar e analisar os itens com mais segurança e melhor qualidade, além dos preços mais condizentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *