INF.: 476/ADM/ABR/2023 – ELEIÇÕES BIÊNIO 2023-2025: AÇÃO JUDICIAL TENTA RETORNAR COM URNAS, CÉDULAS DE PAPEL E USO DE PROCURAÇÕES

INF.: 475/ADM/ABR/2023 – ELEIÇÕES BIÊNIO 2023-2025: LISTA DE CHAPAS HOMOLOGADAS
05/04/2023
INF.: 477/ADM/ABR/2023 – COMISSÃO ELEITORAL: NOTA DE REPÚDIO
07/04/2023

INF.: 476/ADM/ABR/2023 – ELEIÇÕES BIÊNIO 2023-2025: AÇÃO JUDICIAL TENTA RETORNAR COM URNAS, CÉDULAS DE PAPEL E USO DE PROCURAÇÕES

Mais uma ação busca interferir no processo eleitoral do nosso condomínio: agora, um condômino, Deyverson da Silva Rodrigues, pede ao Judiciário uma decisão liminar para proibir a realização da assembleia de eleições pelo modelo misto, em que a votação e a apuração são realizadas através do aplicativo, em ambiente seguro (LEIA AQUI A PETIÇÃO INICIAL). O modelo misto, com reunião presencial e votação virtual, permite que todos os condôminos possam exercer seu poder de escolha, mesmo que não possam estar presentes à assembleia presencial, e acabou de vez com as lamentáveis cenas de pessoas chegando com dezenas de procurações debaixo do braço que, por vezes, sequer eram válidas.

O condômino impetra a Ação, utilizando argumentos falsos, como o de que a Administração tem o poder de inserir votos por, supostamente, ter em seu poder todas as senhas dos aplicativos e que atua ativamente para constranger os votantes a mudar seus votos; que é possível que procuradores votem através do aplicativo, mudando os votos dos condôminos; e que a única forma segura de realizar as eleições é a utilização das urnas e cédulas de papel. O pedido já recebeu decisão desfavorável por parte do Juiz responsável, indicando que o processo eleitoral deve seguir de forma inalterada. Cabe, no entanto, recurso.

Em fevereiro, outra ação (LEIA AQUI) tentou impedir a reabertura dos prazos de inscrição de chapas, a fim de cobrir a ausência de chapa homologável para a Comissão Permanente de Obras, uma exigência da Convenção, e também foi indeferida.

 

REGISTRO DE TENTATIVAS DE FRAUDE NO PASSADO

Durante a Assembleia Geral de Eleições para o biênio 2017-2019, realizada em 25 de março de 2017, alguns fatos graves foram registrados em ata (ACESSE A ÁREA DE ATAS), envolvendo boca de urna, uso de procurações, e a tentativa de alterar o resultado das votações através de cédulas falsas. Na ocasião, duas das chapas concorrentes encontravam-se impugnadas, mas garantiram suas participações através de decisões liminares.

 

 

Ao tomar conhecimento da possibilidade de haver mais situações de irregularidades, o presidente da assembleia ordenou uma verificação, por amostragem, nas procurações apresentadas, ligando para alguns dos condôminos que estavam sendo, supostamente, representados por terceiros, e confirmando se, de fato, haviam constituído procuradores.

 

 

Por fim, ao final do processo de votação, detectou-se que havia mais votos que o número de assinaturas.Foram encontradas, após nova conferência, dez cédulas falsas, sem assinatura dos membros da Mesa Coletora e Apuradora de Votos.

 

VOTO ELETRÔNICO É SEGURO

Toda a estrutura necessária para a realização das assembleias virtuais é fornecido pela Superlógica, uma das empresas de tecnologia líderes de mercado no Brasil. Ela oferece o serviço desde 2012, com ótima avaliação por parte dos usuários. Temos total segurança a respeito do knowhow da empresa, e da solidez da ferramenta, dado seu tempo de uso e desenvolvimento.

Infelizmente, junto com a evolução tecnológica, surge também o temor de alguns de que algum tipo de fraude digital, invisível, seja possível. De fato, pode haver ferramentas inseguras no mercado, talvez lançadas recentemente, e ainda não testadas. Mas há aquelas que são amplamente utilizadas e reconhecidamente seguras. Na que utilizamos, não existe meio que permita que um condômino, ou um administrador, vote por alguém, insira votos no sistema, ou, ainda, altere os quantitativos de qualquer forma. A Administração não tem acesso às senhas dos condôminos, que são mantidas em banco de dados, criptografado, mantido pela Superlógica.

O processo de votação é dirigido pela Comissão Eleitoral, composta de membros indicados pelas chapas concorrentes, e é fiscalizado pelas próprias chapas, que indicarão pessoas de sua confiança para acompanhar toda a votação e apuração, nos termos da Convenção.

Com a votação eletrônica, acabam as longas filas de identificação e conferência de regularidade, que precisavam começar cedo e terminavam tarde, atrasando o início do processo de votação, muitas vezes sob chuva. Cada login tem direito a um único voto, se estiver adimplente no sistema, e aqueles que possuem mais de um lote, têm seus votos devidamente multiplicados. Quem está inadimplente pode apenas acompanhar as discussões e enviar mensagens. E você pode exercer seu direito ao voto de onde estiver, sem depender de terceiros que, por vezes, utilizam uma procuração dada por você e outras centenas de condôminos, para atender a interesses particulares de grupos.

 

INFORME-SE!

É muito importante que todos estejam bem informados, pois tomaremos decisões que trarão efeitos duradouros! Não deixe para depois! Leia todos os informativos, que estarão disponíveis em ceqa.com.br/eleicoes. Conheça as propostas e os membros de cada chapa, tire suas dúvidas, e prepare-se para fazer uma escolha responsável, baseada em informações verdadeiras e seguras!

 

PARTICIPE!

Mesmo que você não esteja na cidade, no dia 29 de abril, não deixe de participar. Todas as informações necessárias estarão disponíveis em informativos, acessíveis pelo nosso site, ou pelo aplicativo Área do Condômino. E a votação é eletrônica, também pelo aplicativo, bastando alguns minutos para a conclusão de todas as etapas. Não deixe que outros decidam o futuro da sua moradia, do seu patrimônio! Certifique-se de estar em dia com as obrigações condominiais e faça valer o seu direito de escolha! Colabore para uma decisão que reflita a vontade da maioria!

Fique atento aos canais de comunicação do condomínio, que são a Lista de Transmissão do Whatsapp (salve em sua agenda o contato 61 9 9931-2241, e mande uma mensagem pedindo sua inclusão), o aplicativo Área do Condômino, as redes sociais e o site institucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *