INF.: 545/ADM/ABR/2024 – ESTÂNCIA SOLICITA PROVIDÊNCIAS AO DER PARA OS PROBLEMAS COM SEGURANÇA NA DF-001

INF.: 544/ADM/MAR/2024 – AGO 01/2024 – RESUMO DAS DECISÕES
30/03/2024
INF.: 546/ADM/ABR/2024 – INFRAESTRUTURA: ANDAMENTO DAS OBRAS
05/04/2024

INF.: 545/ADM/ABR/2024 – ESTÂNCIA SOLICITA PROVIDÊNCIAS AO DER PARA OS PROBLEMAS COM SEGURANÇA NA DF-001

 

Após o envio de ofício (LEIA AQUI) por parte da Administração, o DER iniciou o monitoramento com viaturas na parte duplicada da DF-001, em frente ao condomínio.

Além do retorno irregular sobre o canteiro, há sérios problemas com o comércio irregular nas imediações da portaria central. Todos os dias, veículos, reboques e tendas invadem a área de domínio na lateral da pista. Sem qualquer estrutura adequada, automóveis e caminhões estacionam nas faixas de aceleração, acostamento, ponto de ônibus e canteiro, e muitos destes veículos trafegam sobre a ciclofaixa para estacionar ou retornar à portaria, colocando pedestres e ciclistas em risco, além do risco de danos a uma estrutura que tanto lutamos para que fosse instalada, e que nos traz mobilidade e segurança!

Esta denúncia não se dá por mera questão legal ou estética, mas pelos riscos que a ocupação desta área traz a todos. Entendemos as questões sociais envolvidas, e que, por vezes, a presença desses ambulantes é importante para a alimentação de muitos que aqui trabalham ou prestam serviços. No entanto, temos uma situação de ocupação desenfreada e continuamente em expansão, que não traz poucas consequências!

 

QUEBRA MOLAS, FAIXA DE PEDESTRES E ILUMINAÇÃO

Outra questão levantada é o excesso de quebra-molas em uma das faixas da DF-001. Há alguns anos, conseguimos com que dois redutores de velocidade fossem instalados a fim de reduzir acidentes no acesso ao condomínio. Durante as obras de duplicação, outros dois foram instalados em frente ao canteiro de obras e não foram removidos. Solicitamos ao órgão a remoção dos dois primeiros, e também do último, localizado após a portaria central, por já não serem mais necessários, e a instalação de um quebra molas do outro lado da via que, junto com a instalação de uma faixa de pedestres devidamente sinalizada, e da iluminação da nova pista e da ciclovia, garantirão a segurança dos pedestres e ciclistas em seus deslocamentos.

Continuamos em constante contato com o Departamento de Estradas e Rodagem, responsável pela rodovia e pela liberação dos acessos das demais portarias. Informaremos sempre que houver novidades!

5 Comentários

  1. Claudio Morale disse:

    Vale ressaltar a longa distância do retorno que poderia ser bem mais próximo, o que evitaria o pessoal cortar caminho.

  2. Jonas disse:

    Podiam pedir também pra por um retorno ou um balão próximo a entrada do nosso condomínio aquele retorno que fizeram sem estudo geográfico que o morador tem que ir lá no altiplano Leste pra fazer não tem cabimento por esse motivo carros passam pelo canteiro central pra retornar

  3. Hugo Carvalho disse:

    Excelentes ponderações, principalmente quanto ao retorno irregular, que causam um grande risco de acidentes.
    Parabéns a administração pela atenção e cuidado.

  4. Silene Cangussu Cavalcante disse:

    Parabéns pela atitude tomada

  5. Rosa Maria de Abreu Carvalho disse:

    Excelentes noticias! Importante lembrar da necessidade de a colocação de pontos de ônibus na frente do condomínio. Na DF 001Tem alguma previsão para a instalação ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *