Nas últimas semanas, a Administração do Condomínio Estância Quintas da Alvorada abriu prazo para que as empresas interessadas apresentassem suas propostas, em envelopes lacrados, como parte de um processo de concorrência (SAIBA MAIS, AQUI), em que as melhores propostas serão apresentadas na próxima Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 16 de setembro, a partir das 09:30h, em segunda chamada.
As propostas referentes à segunda rodada foram abertas em 31 de agosto (LEIA AQUI), por um grupo formado pelos diretores, membros dos conselhos e condôminos voluntários. Foram recebidas propostas para a execução, para a fiscalização, e para a gestão das obras. As propostas para a gestão ambiental de obras ainda estão sendo recebidas, e as empresas têm até o dia 14 de setembro para participar.
Em nosso informativo mensal (LEIA AQUI) apresentamos fotos das nossas visitas às obras em execução pelas empresas.
EXECUÇÃO
Nesta modalidade, a empresa contratada será responsável por todas as etapas de execução do projeto aprovado pelos órgãos do Governo do Distrito Federal. Escavações, construção de bacias, canais e rede de drenagem pluvial, terraplenagem, pavimentação e serviços relacionados. As cartas convite foram enviadas para 45 empresas, incluindo aquelas sugeridas por condôminos. Das 45 convidadas, 13 apresentaram propostas: TOP Engenharia, TVA, TT, JM, Pentag, Pavion, Central, Eterc, Mobicon, Shox, Hytec e Termax. No entanto, a Termax fez o envio da documentação fora do prazo, e a TVA solicitou, por meio de telefonema, sua desistência.
Toda a documentação das demais empresas foi analisada por duplas, e cinco delas foram convidadas para uma segunda rodada, em que poderiam melhorar seus orçamentos. Os resultados estão reunidos no quadro abaixo:
Os valores da execução serão corrigidos pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), prática comum no mercado em qualquer contrato de longo prazo para obras civis.
Há, ainda, a previsão para a celebração de aditivos ao contrato, respeitando os dispositivos da nossa Convenção quanto à necessidade ou não de aprovação em assembleia. Como já existem alterações no projeto solicitadas pelo Ibram, a serem atendidas antes do início das obras, é possível que um desses aditivos seja celebrado em breve, alterando o valor final da obra.
Portifólios para download:
TOP ENGENHARIA
JM ENGENHARIA
TT ENGENHARIA
PENTAG
CENTRAL ENGENHARIA
FISCALIZAÇÃO
A empresa contratada será responsável pelo acompanhamento técnico de cada fase da construção, assegurando que o serviço executado tem a qualidade necessária. Também realiza a verificação de cada medição apresentada pela empresa executora, garantindo que o que foi faturado por ela naquele mês foi, de fato, entregue, para que possa ser pago pelo departamento financeiro do condomínio. Também produz, mensalmente, relatórios que são apresentados aos órgãos do Governo, e que ficam arquivados na Administração
Seis empresas participaram (Technik, Cigne, Vmac, Locar, Concremat, Cadmo). Três delas, com valores muito discrepantes daqueles constantes na Carta Convite. Uma delas, com certidões incompletas, também foi desqualificada. Abaixo, o quadro com os valores das propostas que serão apreciadas em nossa assembleia:
GESTÃO DAS OBRAS
A empresa contratada será responsável pela gestão do dia a dia dos trabalhos. Ela também faz a ligação entre as demais empresas e as diversas áreas da Administração do condomínio, orientando modificações no tráfego, solicitando o disparo de avisos, orientando os relatórios semanais à comunidade por parte da comunicação institucional, entre outras. Tem ainda o dever de ajustar o cronograma das obras às condições climáticas, reduzindo os transtornos aos condôminos.
Cinco empresas enviaram propostas (Controle Engenharia, Arkis, Norte, Cadmo e CMS). Quatro se qualificaram, conforme o quadro abaixo:
CONTROLE AMBIENTAL DE OBRA (PCAO)
A empresa contratada ficará responsável pela fiscalização e monitoramento das atividades, com objetivo exclusivo de orientar, corrigir e combater atividades que afetam o ecossistema local, conforme o Plano de Controle Ambiental de Obra (PCAO). Esta é uma exigência expressa do órgão ambiental para o licenciamento da obra. As empresas convidadas fazem parte de uma relação do próprio Instituto Brasília Ambiental, e seu processo de seleção ainda não está concluído. Será apresentado até a véspera da Assembleia.
PRÓXIMOS PASSOS
No próximo dia 16, temos a missão de decidir se iremos, ou não, contratar as obras, qual empresa irá executá-la, e qual o valor da taxa complementar. Após a contratação das obras, solicitaremos ao Juiz titular da 16ª Vara a revogação total da liminar obtida por um grupo de condôminos, o que nos permitirá dar início às obras.
INFORME-SE!
É muito importante que todos estejam bem informados, pois tomaremos decisões que trarão efeitos duradouros! Não deixe para depois! Leia todos os informativos, que estarão disponíveis em ceqa.com.br/age2023. Tire suas dúvidas, através dos canais de contato! Prepare-se para fazer uma escolha responsável, baseada em informações verdadeiras e seguras! Cuidado com desinformações e promessas fáceis!
PARTICIPE!
Mesmo que você não esteja na cidade, no dia 16, não deixe de participar. Todas as informações necessárias estarão disponíveis em informativos, acessíveis pelo nosso site, ou pelo aplicativo Área do Condômino, até a véspera da nossa AGE. E a votação é eletrônica, também pelo aplicativo, bastando alguns minutos para a conclusão de todas as etapas. Não deixe que outros decidam o futuro da sua moradia, do seu patrimônio! Certifique-se de estar em dia com as obrigações condominiais e faça valer o seu direito de escolha! Colabore para uma decisão que reflita a vontade da maioria!
Fique atento aos canais de comunicação do condomínio, que são a Lista de Transmissão do Whatsapp (salve em sua agenda o contato 61 9 9931-2241, e mande uma mensagem pedindo sua inclusão), o aplicativo Área do Condômino, as redes sociais e o site institucional.