INF.: 301/ADM/MAR/2021 – PRAD: BALANÇO DO ANO DE 2020

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04/03/2021
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08/03/2021

INF.: 301/ADM/MAR/2021 – PRAD: BALANÇO DO ANO DE 2020

 

Neste informativo, vamos fazer um balanço geral,especificamente, sobre o ano de 2020. Este informativo é parte de uma série de oito publicações, destinadas à prestação de contas do período, que será apreciada em Assembleia. Em breve, faremos uma prestação de contas, referente aos três primeiros meses de 2021, em que constará todo o cronograma de trabalho até a conclusão do nosso Plano de Recuperação de Áreas Degradadas.

 

 

Nossa obra do Plano de Recuperação de Área Degradada completou um ano, em setembro de  2020. No ano que se passou, conseguimos concluir toda a drenagem da área delimitada pelo PRAD, na quadra 2, além de pavimentar os conjuntos e asfaltar a avenida principal da quadra. Também, realizamos alterações importantes no projeto da bacia de contenção, que exigiram a manifestação dos condôminos, em assembleia. E, para realizar uma assembleia em meio à pandemia, foi necessário que o Executivo sancionasse uma lei, autorizando e regulamentando a modalidade virtual.

 

Os avanços, desde o último balanço, são dignos de nota. A obra, de alta qualidade, fiscalizada de perto pelos engenheiros da Novacap, arranca elogios dos especialistas. Um sinal do novo compromisso do Estância com a legalidade!

 

* Posições relativas a 31 de dezembro de 2020

 

FINANCEIRO:

 

ARRECADAÇÃO X DESPESAS

Abaixo, o gráfico demonstra, mês a mês, em 2020, quanto foi arrecadado (azul), e quanto foi gasto (vermelho). O gráfico é importante para entender a proporção entre tais valores, e como ela muda ao longo do tempo. Nos meses em que o gasto é menor que a arrecadação, o condomínio adiciona a diferença às reservas de fundos. Isto não quer dizer que houve economia na execução, mas que está ocorrendo a formação de fundos para fases futuras da obra. E, quando os gastos são maiores que a arrecadação, a diferença sai das reservas, garantindo a saúde financeira da obra.

 

 

RELAÇÃO DE RECEITAS E DESPESAS, MÊS A MÊS

Abaixo, a tabela traz, mês a mês, todos os valores arrecadados e gastos, separados por ano. O detalhamento das despesas, você encontra mais abaixo.

 

2019 Receita Despesas
SUBTOTAL R$ 5.559.791,49 R$ 3.324.404,20

 

2020 Receita Despesas
JANEIRO R$ 739.682,74 R$ 573.377,16
FEVEVEIRO R$ 671.071,82 R$ 603.186,93
MARÇO R$ 695.135,51 R$ 54.056,20
ABRIL R$ 690.333,51 R$ 636.634,00
MAIO R$ 717.638,45 R$ 632.707,27
JUNHO R$ 717.049,62 R$ 616.971,80
JULHO R$ 762.221,81 R$ 668.924,80
AGOSTO R$ 797.629,21 R$ 663.745,95
SETEMBRO R$ 849.411,01 R$ 650.032,30
OUTUBRO R$ 838.089,66 R$ 1.021.981,20
NOVEMBRO R$ 804.535,77 R$ 1.053.722,40
DEZEMBRO R$ 825.079,96 R$ 1.049.111,20
SUBTOTAL R$ 9.107.879,07 R$ 8.224.451,21

 

TOTAL R$ 14.667.670,56 R$ 11.548.855,41

 

RELAÇÃO DE DESPESAS, POR FORNECEDOR

Abaixo, uma tabela com os valores pagos a cada um dos principais fornecedores. Nesses valores não estão incluídos os contratos referentes à fase de projeto e aprovação do PRAD, que já foram apresentados, pagos e aprovados, oportunamente. Referem-se apenas à execução.

 

 

– NORTE ENGENHARIA – gestão de projetos e obra;
– VM SERVIÇOS AMBIENTAIS E FLORESTAIS – supressão das árvores da bacia inicial;
– CONTERC CONSTRUÇÃO TERRAPLENAGEM CONSULTORIA – obras de drenagem e pavimentação;
– GEOLOGICA CONSULTORIA AMBIENTAL – projeto do Plano de Recuperação de Área Degradada;
– DYNATEST ENGENHARIA – fiscalização de obras e medição.
– TT ENGENHARIA E ARQUITETURA – fiscalização das obras de água potável;
– DIFUSÃO FLORESTAL – supressão de árvores para implantação do canal de lançamento;
– EXTRA: Gastos extras da obra, como serviços pontuais, tubulações elétricas e hidráulicas, etc.

Clique aqui para baixar as tabelas em PDF.

 

PAGAMENTO DE INDENIZAÇÕES E CONDENAÇÕES JUDICIAIS

Como já explicado nos informativos sobre indenizações de lotes (leia aqui) e sobre os processos da Transpillar (leia aqui), em 2018, cientes da necessidade de realizar grandes desembolsos, aprovamos em AGE (leia aqui) o uso dos recursos da taxa extra. Assim, com caixa, passou a ser possível negociar diretamente os acordos para encerrar processos, trazendo uma relevante economia de recursos. Ao todo, até dezembro, realizamos o pagamento de R$ 1.500.000,00, referentes às indenizações por lotes perdidos, em 2010, após o novo projeto urbanístico e recadastramento de proprietários, e de R$ 765.530,31, por serviços e multas contratuais,cobrados pela empresa contratada, em 2015, para execução de obras irregulares de infraestrutura.

 

Sendo assim, em dezembro de 2020, temos, em caixa, em valores atualizados conforme o rendimento das aplicações financeiras, R$ 4.812.481,97.

 

PERGUNTAS DOS CONDÔMINOS:

 

Temos previsão para as demais áreas do Estância?

Ainda não, mas já temos o aval do Instituto Brasília Ambiental (leia aqui), e estamos trabalhando para a construção de um acordo com o Governo do Distrito Federal, junto à Terracap (leia aqui), que é um dos órgãos que também fazem parte deste processo de aprovação. Este é o passo que selou meses de trabalho, na busca por um caminho viável para a emissão das autorizações para a extensão das obras, visto que, apesar de estarmos reparando um dano ambiental, a falta de infraestrutura no Estância ainda ameaça as nascentes, córregos e rios da região.

O caminho institucional é o mesmo que nos permitiu ter êxito na aprovação do Plano de Recuperação de Área Degradada, e está nos permitindo realizar todas as obras, de forma estritamente legal e fiscalizada!

 

Minha rua está pavimentada. Posso fazer minha calçada? E o paisagismo?

A construção das calçadas e o paisagismo dependem da instalação da rede de água potável, em cada conjunto, e obedecem a regras muito específicas em relação à segurança e acessibilidade. Temos o projeto pronto para as calçadas, e estamos em fase de elaboração do projeto de paisagismo.

Na nossa Assembleia Geral Ordinária, vamos retomar o debate sobre as calçadas, agora, para definir se cada condômino fará a calçada na parte que lhe cabe, sendo responsável pela contratação de mão de obra, compra de material e obediência ao projeto, ou se uma empresa será contratada para executar todas as calçadas, ficando cada condômino responsável apenas pelo pagamento de sua parte. Traremos mais informações a respeito, nos próximos dias.

 

E as bocas de lobo que estão sendo abertas agora? Haviam sido esquecidas?

As bocas de lobo serão abertas na medida em que a rede de drenagem estiver apta a receber o fluxo das ruas. A intervenção ocorre fora do pavimento, e não representa qualquer risco a ele. Mais uma vez, tudo está ocorrendo conforme programado.

 

 

 

 

4 Comentários

  1. Muito boa a demonstração de receitas e despesas, embora, não está bem claro, o incremento de despesas acima das receitas arrecadadas, uma vez que de acordo com os contratos celebrados entre o condomínio e as empreiteiras prestadoras de serviços os gastos estavam compatíveis com às receitas oriundas dos taxas extras, pelo menos, até setembro de 2020, entretanto, a partir de outubro essas despesas tiveram um acréscimo considerável,o que se faz necessário que sejam devidamente informados aos condôminos bem como esclarecidos detalhadamente essas despesas além das receitas arrecadadas.

    • Comunicacao disse:

      Obrigado pela pergunta, Edvar. Ela será respondida no primeiro informativo com respostas aos questionamentos.

  2. Jozimar disse:

    Parabéns pelo profissionalismo como está sendo conduzidas as obras, bem como a transparencia.
    Mas gostaria de fazer uma observação, ou seja, achei estreito os quebras molas que estão sendo construídos na avenida, pavimentação de asfalto.
    Obs. Mais largo fica mais confortável para o tráfego.
    Att.
    Jozimar, 1.20.23

    • Comunicacao disse:

      Olá Jozimar, esses quebra-molas ainda são temporários. Eles serão readequados mais adiante, sem custos ao condomínio.

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