A cada três meses, publicamos um balanço sobre as obras do PRAD, com relatórios financeiros (recebimentos e pagamentos), técnicos, cronogramas de execução e respostas às perguntas da comunidade. Em dezembro, este balanço foi dividido em duas partes: a primeira, referente ao executado até então (leia aqui), e a segunda, com questões a respeito do futuro da obra, para os meses seguintes (leia aqui). O segundo balanço, publicado em abril, você pode ler clicando aqui.
Recentemente, realizamos uma assembleia para autorizar um aditivo ao valor do contrato, para a execução das obras. O valor, originalmente contratado, é de R$ 17.154.508,72, e, agora, foi atualizado para R$ 20.556.058,63, a fim de permitir a execução do novo projeto para a bacia de contenção e atender a especificação do projeto para o asfalto.
Abaixo, apresentamos o cronograma dos trabalhos, o panorama financeiro da obra, as respostas a algumas perguntas dos moradores e,ao final, uma listagem de todas as despesas pagas, referentes à obra. Caso tenha alguma dúvida que não tenha sido respondida, neste informativo, pedimos que nos envie para o whatsapp da Lista de Transmissão (9 9931-2241) ou para o e-mail [email protected]. Um novo bloco de perguntas e respostas poderá ser publicado.
ETAPAS CONCLUÍDAS, ATÉ O MOMENTO:
22 conjuntos com drenagem pluvial, na quadra 2, dos quais 16 conjuntos já pavimentados, totalizando 20.727 m² de pavimento, dos 58.030m² previstos para a área do PRAD. Atualmente, estamos dentro do cronograma de execução.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS MESES
O cronograma abaixo foi atualizado recentemente, e já inclui as etapas de construção da nova bacia de contenção, até dezembro do ano corrente, inclusive com os preparativos para o próximo período chuvoso.
Julho:
– Início do asfaltamento do trecho da avenida principal da quadra 2, entre o balão de acesso à quadra 5 e a área de lazer; conclusão da pavimentação do conjunto 19, da quadra 2; e início da pavimentação dos conjuntos 16, 17 e 18;
– Início da drenagem pluvial, no trecho entre o conjunto 2 e o balão de acesso à quadra 5; e drenagem dos conjuntos 14, 15 e 16.
Agosto:
– Conclusão do asfaltamento do trecho da avenida principal da quadra 2, entre o balão de acesso à quadra 5 e a área de lazer; conclusão da pavimentação dos conjuntos 16, 17 e 18; e início da pavimentação dos conjuntos 14, 15 e 16, também da quadra 2;
– Conclusão da drenagem pluvial no trecho entre o conjunto 2 e o balão de acesso à quadra 5; instalação dos canais de drenagem entre a portaria norte e o balão; início da drenagem da via de acesso entre as quadras 2 e 4; construção do primeiro terço do canal de escoamento em gabião, e início da terraplenagem da bacia de contenção.
Setembro:
– Conclusão do asfaltamento do trecho entre o balão de acesso à quadra 5 e a área de lazer; início do asfaltamento do trecho entre o conjunto 2 e o balão de acesso à quadra 5; conclusão da pavimentação dos conjuntos 14, 15 e 16; e concluindo o processo de pavimentação de conjuntos da quadra 2;
– Drenagem pluvial, no trecho entre o balão de acesso à portaria norte e a bacia de contenção, e dos canais de lançamento; construção do segundo terço do canal de escoamento da bacia de contenção; Instalação do gabião, na bacia de contenção.
Outubro:
– Conclusão do asfaltamento do trecho entre o conjunto 2 e o balão de acesso à quadra 5; início do asfaltamento do trecho entre o balão e o início da quadra 4; início do asfaltamento da via que liga as quadras 2 e 4, entre os conjuntos 14 e o balão da via de acesso à quadra 5.
– Construção do último terço do canal de escoamento da bacia, até o Córrego Taboquinha.
Novembro:
– Conclusão da pavimentação asfáltica na via que liga as quadras 2 e 4, entre os conjuntos 14 e o balão da via de acesso à quadra 5; e ajustes na bacia, para o período chuvoso.
(CBUQ: Concreto Betuminoso Usinado a Quente, nome técnico para o asfalto)
Demais ações de drenagem e pavimentação, na quadra 4, estão previstas para 2021.
FINANCEIRO
RELAÇÃO DE RECEITAS, MÊS A MÊS
Mês
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Receita
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Despesas
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Maio/2019
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R$ 559.199,32
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R$ 0,00
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Junho/2019
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R$ 646.141,09
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R$ 0,00
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Julho/2019
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R$ 738.890,21
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R$ 14.991,00
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Agosto/2019
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R$ 725.628,40
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R$ 21.250,00
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Setembro/2019
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R$ 735.920,76
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R$ 5.691,00
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Outubro/2019
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R$ 577.555,56
|
R$ 701.989,09
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Novembro/2019
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R$ 827.201,77
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R$ 1.226.672,03
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Dezembro/2019
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R$ 898.351,50
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R$ 1.315.547,23
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Janeiro/2020
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R$ 748.355,67
|
R$ 573.377,16
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Fevereiro/2020
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R$ 670.227,40
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R$ 603.196,33
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Março/2020
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R$ 695.979,85
|
R$ 36.401,00
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Abril/2020
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R$ 689.911,34
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R$ 636.662,80
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Maio/2020
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R$ 717.638,45
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R$ 628.235,47
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Junho/2020
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R$ 717.049,62
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R$ 617.000,00
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RELAÇÃO DE VALORES PAGOS, POR EMPRESA:
Baixe esta tabela em PDF, clicando aqui.
EMPRESAS:
– NORTE ENGENHARIA – Gestão de projetos e obra;
-VM SERVIÇOS AMBIENTAIS E FLORESTAIS – Supressão das árvores da bacia inicial;
– GETOP ENGENHARIA E TOPOGRAFIA – Serviços de topografia;
– CONTERC CONSTRUÇÃO TERRAPLENAGEM CONSULTORIA – Obras de drenagem e pavimentação;
– PROJEN PROJETOS DE ENGENHARIA – Projeto da bacia provisória;
– GEOLÓGICA CONSULTORIA AMBIENTAL – Projeto do Plano de Recuperação de Área Degradada;
– DYNATEST ENGENHARIA – Fiscalização de obras e medição.
EXTRA: Gastos extras da obra, como tubulações elétricas e hidráulicas e serviços associados.
PERGUNTAS DOS CONDÔMINOS:
Que aditivo ao contrato é esse citado na introdução do balanço?
Saiba mais, no informativo 233 (clique aqui).Muitas questões, a respeito deste aditivo,também foram respondidas nos informativos 235 (clique aqui), 237 (clique aqui), 239 (clique aqui), 241 (clique aqui) e 242 (clique aqui). Eles respondem às principais dúvidas dos condôminos. Caso ainda não os tenha lido, recomendamos fazê-lo, pois trazem questões muito importantes.
Agora que os conjuntos da parte de cima da quadra 2 estão quase prontos, por que a Administração não faz o asfaltamento de toda a principal?
O asfaltamento da avenida está sendo realizado, na parte que compreende o acesso à portaria norte, até a área de lazer. O cronograma publicado acima já prevê as datas de execução de todo o asfaltamento, até o início da quadra 4.
Temos previsão para as demais áreas do Estância?
Ainda não, visto que, com as medidas de teletrabalho do GDF, adotadas por causa da pandemia, todas as reuniões com os órgãos foram suspensas no período.A via que adotamos, desde o princípio, é a de construir uma relação institucional, passo a passo, através desse contato direto com os gestores de cada área e suas equipes, para buscar caminhos em conjunto, dentro da lei.Só formalizamos qualquer pedido, quando temos a segurança do processo, como ocorreu com a conquista da infraestrutura, no âmbito do PRAD, algo que parecia impossível, até muito pouco tempo atrás. Medidas cautelosas, que evitam que respostas formais, negativas, acabem vinculando decisões futuras.
Por que não há obras nos conjuntos 1 e 13, na quadra 2?
Estes conjuntos, infelizmente, não fazem parte do PRAD. A área coberta pelas obras foi definida, com base no estudo sobre a contribuição das águas das chuvas, de cada conjunto, no dano ambiental. Este fenômeno também se repete na quadra 4.
Se o primeiro projeto do PRAD, do Instituto Avaliação, encomendado em 2015, dizia que estamos em uma região com “afloramentos e rochosidades”, por que não fizemos logo o projeto da bacia, como o que temos hoje?
O projeto anterior, que não foi aprovado pelo IBRAM, não trazia nenhum estudo detalhado, apenas uma avaliação genérica de toda a região em que estamos inseridos. Para o projeto, foram realizadas sondagens do solo, dentro e fora da área da bacia, cumprindo todas as exigências à risca, utilizando o laboratório cedido pela Novacap, e sob sua rigorosa fiscalização. Se não houvesse uma necessidade real, seria um gasto desnecessário fazer uma barragem com gabiões, onerando injustificadamente a obra. Infelizmente, surpresas deste tipo podem sempre ocorrer, em obras de pequeno ou de grande porte. Mas conseguimos refazer o projeto, dentro do contrato original, com a Geológica, sem novos custos para a sua elaboração, e com um desconto considerável para sua execução.
Como ter acesso aos projetos e documentos referentes à obra?
Conforme determina a nossa Convenção, em seu artigo 25, parágrafo IV, é um direito exclusivo dos condôminos “consultar qualquer documento administrativo ou financeiro do Condomínio, desde que o solicite com antecedência, por escrito, e realize a consulta em horário de expediente normal e dentro das instalações da Administração”. Estes documentos estão disponíveis para consulta, na Administração, conforme especifica a nossa Convenção.